Santa Cruz vira sobre o Central e joga pelo empate na última rodada para ser 1° lugar
Em jogo com três pênaltis e expulsão, camisa 17 tricolor esbanjou categoria para liderar a vitória tricolor sobre a Patativa no Arruda
![Matheus Melo marcou um dos gols da vitória do Santa Cruz sobre o Central](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2025/02/16/597x330/1_l56a8603-33769575.jpg?20250217150608)
Clique aqui e escute a matéria
A Cobra Coral depende apenas de si para ser líder! Santa Cruz e Central se enfrentaram nesta tarde no Arruda pela 8ª e penúltima rodada do Campeonato Pernambucano 2025 em partida que valia muito para ambas as equipes.
Em jogo de três pênaltis, sete cartões amarelos e um vermelho, o Santa Cruz levou a melhor e venceu por 2 x 1, gols marcados por Matheus Melo e Everton Felipe, para a Cobra Coral, e Moacir, que acabou expulso na sequência da partida, para a Patativa.
Apesar disso, o grande destaque em campo foi o atacante Thiaguinho. O camisa 17 tricolor sofreu dois pênaltis, participou ativamente do gol de Everton Sena com uma linda jogada pela esquerda e foi responsável por uma série de boas chegadas do ataque tricolor.
Santa Cruz agora joga pelo empate para garantir a liderança da primeira fase; Central corre sérios riscos de rebaixamento
A rodada ainda será encerrada com Retrô x Decisão, que jogam enquanto esta matéria é produzida, e Jaguar x Petrolina, que se enfrentam na segunda (17), resultados que podem impactar diretamente na vida da Patativa para a última rodada.
Independente dos resultados, é certo que o tradicional time caruaruense não pode pensar em outro resultado que não a vitória contra o Retrô, na última rodada, no Lacerdão, às 16h30 do próximo sábado (22), para escapar do rebaixamento.
Até o momento, o Central é o 7° colocado com 6 pontos, a três do Decisão, que abre o G6 com 9 pontos, e a apenas um do Jaguar, 8° com 5.
Já o Santa Cruz visita o Maguary no próximo sábado (22), às 16h30, horário de Brasília, na Arena de Pernambuco num confronto direto pela liderança / vaga direta na semifinal.
O time de Bonito, tal como o Náutico, soma 16 pontos e precisam vencer para ter alguma chance de ultrapassar a Cobra Coral, que lidera com 19 pontos e jogará pelo empate para garantir a liderança e a vantagem de decidir no Arruda.
Lembrando que o Santa Cruz tem saldo de 10 gols contra 7 do Timbu e 3 do Maguary, o que significa que a liderança pode vir mesmo em caso de derrota na última rodada.
Resumo do jogo
João Pedro perde pênalti e goleiro do Central brilha
O começo da partida não poderia ter sido mais enganador. Logos aos 2 minutos, Thiaguinho sofreu pênalti, polêmico, e parecia que o roteiro visto contra o Jaguar se repetiria.
Mas, na cobrança, João Pedro mandou no travessão, desperdiçando a chance de abrir o placar.
Apesar do pênalti perdido, o Santa Cruz seguiu melhor em campo e só não foi para o intervalo na vantagem por que o goleiro da Patativa, Milton Raphael apareceu bem em pelo menos três oportunidades para impedir o gol tricolor.
Moacir vai de herói a vilão, reservas decidem e Thiaguinho brilha
Também aos 2 minutos, a vez foi do Central ter a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti, cometido por Rodrigues em cima de Elivelton.
Na cobrança, o experiente Moacir, ex-Sport, esbanjou categoria e experiência para deslocar Rokenedy e abrir o placar no Arruda e marcar um gol que poderia encaminhar a fuga do rebaixamento para a Patativa.
Mas, toda a experiência do volante de 39 anos viraria infantilidade nos momentos seguintes. Já na comemoração do gol, o camisa 86 do Central foi advertido com cartão amarelo após tirar a camisa.
Aos 12 minutos, novo pênalti para o Santa. Após bola espirrada, Thiaguinho foi esperto e chegou por trás de Vivico, se antecipando ao lateral do Central, que, ao tentar afastar, acertou em cheio o atacante tricolor.
Na cobrança, Matheus Melo mandou uma bomba no lado direito, sem chances para Milton Raphael, que caiu no outro lado.
Aos 21, Moacir entrou todo atabalhoado com o pé erguido em dívida com João Pedro, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Após algumas boas chegadas, incluindo uma defesaça de Milton Raphael em chute de Thiaguinho, o Santa Cruz conseguiu o gol da virada aos 34 da etapa final.
Thiaguinho faz linda jogada pela esquerda ganhando da marcação e cruzou na área. A bola desviou na marcação e passeou na pequena área até Everton Felipe desviar de levinho pro fundo das redes, virando o jogo e garantindo a vitória tricolor.
Notas do Escrete
Santa Cruz
- Rokenedy - 7
- Toty - 7,5
- William Alves - 7
- Matheus Vinicius - 7
- Rodrigues - 6,5
- Lucas Siqueira - 7
- Henrique Lordelo - 6
- Matheus Melo - 7,5
- Israel - 6,5
- Douglas Skilo - 6,5
- João Pedro - 7
- Everton Felipe - 6,5
- Thiaguinho - 8,5
- Vinicius Silva - Sem nota
- Vini Moura - 6,5
- Everton Sena - Sem nota
Ficha do Jogo
- Partida: Santa Cruz 2 x 1 Central, pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano 2025
- Público: 25.114
- Renda: R$ 613 mil
Escalações
- Santa Cruz: Rokenedy; Toty, William Alves, Matheus Vinícius e Rodrigues; Lucas Siqueira, Henrique Lordelo (Matheus Melo), Israel (Douglas Skilo) e Thiaguinho (Vinicius Silva); João Pedro (Everton Felipe) e Vini Moura (Everton Sena) - Itamar Schülle
- Central: Milton Raphael; Vivico (Luis Guilherme) Lazarini, Janelson e Leozinho (Kleitinho); Diego Aragão, Elivelton (Danielzinho), Moacir, Wisney e Jefinho; Everton Lino (Leandro Costa) - Celso Teixeira
Arbitragem
- Árbitro: Hugo Soares Dias Figueiredo
- Assistente 1: Humberto Martins Dias
- Assistente 2: Luiz Henrique Amorim
- Quarto árbitro: Tiago Lima Vieira
Cartões:
- Amarelos: Thiaguinho, Everton Felipe, Matheus Melo (Santa Cruz); Vivico, Leozinho, Janelson e Moacir² (Central)
- Vermelhos: Moacir (Central)