Campeonato Pernambucano: Veja o que Santa Cruz e Náutico precisam para ser líder, chaveamento do Sport e briga contra o rebaixamento na última rodada
Todos os jogos da última rodada acontecem no próximo sábado (22); veja o que cada time precisa para alcançar seu objetivo na competição

Clique aqui e escute a matéria
Está chegando ao fim a primeira fase do Campeonato Pernambucano 2025! Ao fim da 8ª e penúltima rodada, 5 times já estão garantidos no mata-mata, restando apenas uma vaga em disputa.
Dentre os que já estão garantidos, Santa Cruz, Náutico e Maguary brigam pelas duas vagas diretas na semifinal, enquanto Sport e Retrô buscam o 4° lugar para ter a vantagem de jogar em casa nas quartas-de-final, que será disputada em jogo único.4
Na parte de baixo da tabela, Central e Jaguar brigam para escapar após os rebaixamentos antecipados de Afogados e Petrolina.
Lembrando que todos os jogos da última rodada estão agendados para o próximo sábado (22), às 16h30, horário de Brasília.
Veja o que cada um precisa para alcançar seus objetivos:
Briga pela liderança e vaga na semifinal
Líder isolado com 19 pontos, o Santa Cruz enfrentará o Maguary, como visitante, na Arena de Pernambuco na última rodada e precisa apenas de um empate para garantir não só uma vaga direta na semifinal, como a liderança da primeira fase e o direito de decidir em casa em uma eventual Final.
Com um ponto somado, a Cobra Coral chegaria aos 20 pontos, não sendo alcançado pelo Maguary, que chegaria aos 17 pontos, e nem pelo Náutico, que só alcança os 19 pontos.
Um empate garante o Tricolor independente dos resultados das outras partidas, mas o Santa pode garantir a liderança mesmo perdendo para o Maguary.
Isso por que a equipe de Itamar Schülle tem 10 gols de saldo contra 7 do Náutico e 3 do Maguary.
Para perder além da liderança, um lugar nas semifinais, o Santa teria que perder por quatro gols de diferença para o time de Bonito e o Náutico também vencer na rodada.
Para ser ultrapassado pelo Náutico e perder a liderança, basta que seja derrotado pelo Maguary, que o Timbu vença e que os placares sejam suficientes para reverter a vantagem tricolor no saldo.
Maguary 1 x 0 Santa Cruz e Decisão 0 x 2 Náutico seriam suficientes para dar a liderança ao Timbu, que igualaria o saldo de gols tricolor, mas ficaria à frente nos gols pró.
Sport no caminho do Náutico ou do Santa... ou do Maguary?
Time de maior investimento e atual bicampeão do estadual, o Leão terá que jogar as quartas-de-final.
Em 4° lugar com 12 pontos, o Sport hoje teria a vantagem de jogar em casa no primeiro jogo do mata-mata e, para manter tal vantagem basta vencer o Petrolina e não ver o Retrô tirar uma diferença de 7 gols de saldo para o rubro-negro.
Um empate ou derrota também garante o 4° lugar para o rubro-negro em caso de resultado igual do Retrô e tropeço do Decisão.
Chaveamento do Sport
Para além da vantagem de jogar em casa nas quartas-de-final, o Sport fica de olho também no chaveamento até a decisão, sabendo que jogará fora de casa no segundo jogo da semifinal.
Se terminar em 4°, enfrentará o 5° colocado (hoje seria o Retrô) e nas semifinais enfrentaria o 1° colocado da primeira fase, que hoje seria o Santa Cruz.
Para enfrentar o 2° colocado, que hoje seria o Náutico, o Sport teria que terminar a primeira fase em 6°.
Briga contra o rebaixamento
Petrolina e Afogados chegam já rebaixados na última rodada, restando apenas uma vaga, indesejada, na Série A2 do estadual.
Na disputa pela permanência aparecem Central, 7° colocado com 6 pontos e Jaguar, 6° com 8.
A Patativa escapa se vencer o Retrô no Lacerdão e o Jaguar ao menos empatar com o Afogados, uma vez que o time de Caruaru leva vantagem no saldo de gols (-3x -7).