Regulamento da Copa do Brasil: É jogo único? Tem vantagem do empate? E VAR? Saiba tudo sobre as partidas da primeira fase
Edição de 2025 da competição começa nesta terça-feira (18); entenda o novo regulamento e o que cada time precisa para se classificar

Clique aqui e escute a matéria
Começou a Copa do Brasil 2025! Ao todo, 80 times começam sua jornada rumo ao título da principal competição de mata-mata do futebol brasileiro nesta terça-feira (18).
Os jogos da primeira fase trazem mudanças em seu regulamento com relação ao ano passado e, desta vez, quem quiser se classificar terá que vencer!
Ver essa foto no Instagram
Primeira fase da Copa do Brasil tem mudança no regulamento e fim da vantagem do empate
Os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil são formados com base no Ranking da CBF.
Basicamente, os times melhores ranqueados enfrentam os piores, de forma a evitar grandes confrontos desde o início da competição e, também, para dar oportunidade que times de menor expressão possam enfrentar grandes camisas do futebol brasileiro.
Diante disso, em se tratando de termos disputas em jogo único, a CBF estabelecia o seguinte critério:
- Times pior ranqueados jogavam em casa
- Times melhor ranqueados tinham a vantagem do empate
A medida tinha por objetivo "equilibrar os confrontos". De um lado, a equipe supostamente mais fraca jogaria ao lado do seu torcedor e não precisaria se deslocar no confronto, enquanto o mais forte teria a vantagem do empate como "compensação".
Isso não existe mais em 2025! Agora, em caso de empate, a decisão da vaga será nos pênaltis, o que aumenta a possibilidade de termos as famosas "zebras".