Coluna do Escrete: Sport "esqueceu" da Copa Brasil e errou o cálculo no Campeonato Pernambucano?
Após terminar em 4° lugar na primeira fase, Leão se vê em situação no mínimo delicada em se tratando de classificação para a próxima edição

Clique aqui e escute a matéria
O Sport está em uma situação delicada pensando em classificação para a Copa do Brasil 2026.
Após terminar apenas na 4ª colocação da primeira fase do Campeonato Pernambucano, o Leão poderá se ver obrigado a chegar à Final do estadual para se classificar para a competição que melhor premia no calendário.
É claro que o rubro-negro segue dependendo apenas de si para conquistar a vaga na Copa do Brasil e o seu principal objetivo no Campeonato Pernambucano, que é conquistar o tricampeonato.
Além disso, a vaga ainda poderia ser conquistada com um título, ou até mesmo uma Final, da Copa do Nordeste e com a melhor campanha do Brasileirão dentre os times que não se classifiquem para a Libertadores.
No entanto, a realidade é que o Sport corre um risco desnecessário e que pode lhe custar muito caro, em se falando de dinheiro mesmo, considerando que a Copa do Brasil rende as melhores premiações do futebol brasileiro.
Sport errou o cálculo no Campeonato Pernambucano?
Muito se coloca a culpa dessa situação do Sport nas derrotas para Santa Cruz e Náutico nos clássicos que disputou.
Em termos absolutos, é verdade. Dois empates nos clássicos já teriam sido suficientes para colocar o Sport na 2ª colocação, uma vez que chegaria aos 17 pontos e teria melhor saldo de gols que o Maguary.
Mas, o olhar deveria se voltar para os três jogos disputados com o jogadores da base no começo da competição.
Uma vitória naquelas partidas teriam sido suficientes para colocar o Sport na mesma situação que vencer um ou empatar os dois clássicos. Três vitórias? Deixaria o Leão em 1° lugar e com uma vaga na Copa do Brasil garantida mesmo com a derrota nos clássicos.
É claro que a escolha rubro-negra se dá visando um calendário extenso e a realização de uma melhor preparação visando toda uma temporada e, nesse aspecto, é difícil contestar a decisão de Pepa e sua comissão técnica.
No entanto, é preciso analisar a realidade como ela é. A exclusão das vagas na Copa do Brasil via Ranking da CBF foi uma clara movimentação da entidade para valorizar os campeonatos estaduais e tornar mais arriscado medidas como a que o Sport toma, de jogar com a base nas primeiras rodadas.
Teria sido mais inteligente uma mescla, analisando todos os contextos, uma mescla. Além de potencializar as chances de somar mais pontos, aumentaria o tempo de trabalho com os jogadores e, de quebra, poderia facilitar a observação dos jovens jogadores, que teriam "menos responsabilidade" em campo ao lado dos jogadores do elenco principal.