Palmeiras ainda pode contratar Vitor Roque após La Liga bloquear transferência; veja hipótese
Entendimento da Fifa é que transferências deste tipo devam ser autorizadas e Barça tem sucesso recente em ação contra La Liga; casos são diferentes

Clique aqui e escute a matéria
Não está nada fácil a vida do torcedor palmeirense que aguarda por um novo camisa 9.
Esta segunda-feira (24) deveria ser marcada pelo anúncio da contratação do atacante Vitor Roque, mas ao invés disso, a notícia é de que as negociações entre Palmeiras e Barcelona foram suspensas após a La Liga não autorizar a transferência.
O motivo? A negociação não se adequava ao protocolo da competição.
Uma vez que, embora pertença ao Barcelona, Vitor Roque esteja com vinculado, por empréstimo, ao Betis, o jogador teria que ter sido "devolvido" ao time catalão antes do fim da janela interna de transferências, que se encontra fechada.
Com contrato com o Betis até junho, o jogador teria que rescindir o seu contrato de empréstimo com a sua atual equipe, o que, consequentemente, o faria retornar ao Barcelona, o que se configuraria, no entendimento da Liga, como uma transferência.
Como também não é detentora dos direitos econômicos de Vitor Roque, o Betis também não teria autoridade para negociá-lo, mesmo que apenas de maneira formal, com o Palmeiras.
Palmeiras ainda pode contratar Vitor Roque; mas teria que correr contra o tempo
Segundo a Fifa, não há razões para transferências nesse sentido não acontecerem. Como o jogador não atuaria ou seria registrado pelo clube de origem, no caso, do Barcelona, não há benefício esportivo que justifique a não conclusão do negócio.
Além disso, a entidade máxima do futebol recomenda que as ligas e federações a ela vinculadas sigam a mesma regra.
Sendo assim, ainda existe esperança para que a transferência seja concluída, já que Barcelona, Betis e Palmeiras teriam um respaldo para pleitear a negociação.
Além disso, recentemente, o próprio Barcelona conseguiu reverter uma decisão da La Liga que impedia os registros de Dani Olmo e Pau Victor e os registrou de forma temporária após apelar para o Conselho Superior de Esportes, que decidiu favoravelmente ao time catalão.
Palmeiras corre contra o tempo para tentar contratação de Vitor Roque
A situação de Vitor Roque é, no entanto, mais complexa. Apesar do entendimento da Fifa e de jurisprudência recente de decisões contrárias às resoluções de La Liga, as situações não configuram um mesmo caso concreto.
Além disso, o principal adversário do Palmeiras, no momento, é o tempo.
A janela de transferências brasileira se encerra na próxima sexta-feira (28). O Verdão teria poucos dias para:
- Preparar e entrar com uma apelação contra a La Liga
- Trocar a documentação necessária para a transferência
- Assinar o contrato de Vitor Roque
- Registrar o jogador
São muitas as problemáticas envolvendo o negócio. O posicionamento atual do clube é que as negociações estão suspensas e não há informação oficial no sentido de uma tentativa de conseguir contornar o embargo de La Liga.
Caso a transferência de fato não se concretize, Vitor Roque só poderá se transferir para o Palmeiras, ou qualquer outro clube, em junho, quando será aberta uma nova janela de transferências internacional visando o Mundial de Clubes.