UOL - O melhor conteúdo

Brasil não vence na Argentina há quase 16 anos; veja histórico

Última vitória contou com grande atuação de Luís Fabiano e contava com um Messi ainda sem nenhum prêmio de melhor jogador do mundo

Publicado em 25/03/2025 às 21:08
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A Seleção Brasileira terá o seu maior desafio sob o comando de Dorival Júnior nesta terça-feira (25), às 21h, horário de Brasília, quando enfrentará a Argentina no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Para a partida, o Brasil terá alguns tabus amargos para quebrar. O primeiro deles é o de quatro jogos sem vencer a maior rival. De lá pra cá foram três derrotas, sendo duas no Maracanã, incluindo a Final da Copa América 2021, e um empate.

Um outro tabu amargo é o de não marcar gols há mais de cinco anos no clássico. Mas, o que talvez mais importe para o jogo desta terça é o de não vencer na Argentina há quase 16 anos.

A última vitória acontece em 5 de setembro de 2009, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010, disputada na África do Sul, em uma época em que Messi ainda não havia recebido seu primeiro prêmio de melhor jogador do mundo.

O jogo, válido pela 15ª rodada, foi vencido pelo Brasil pelo placar de 3 x 1, no Estádio Gigante de Arroyito, em Rosario em uma partida marcada por uma belíssima atuação de Luis Fabiano, autor de dois gols, sendo um deles de cobertura.

Luisão, zagueiro, e Dátolo, também num golaço de fora da área marcaram, respectivamente, o outro gol da Seleção Brasileira, e o gol da Argentina.

Relembre os jogos disputados na Argentina de 2009 pra cá

Os números, quando postos em anos, assustam, é verdade. Mas, de 2009 pra cá, foram disputados apenas quatro jogos na Argentina.

Em 2011, o resultado foi um empate em 0 x 0 em um amistoso disputado em Córdoba.

Em 2012, em jogo na La Bombonera, a Argentina venceu por 2 x 1, mas o duelo, amistoso, válido pelo antigo Superclássico das Américas, contou apenas com convocados que atuassem nos dois países, excluindo atletas que atuassem na Europa ou outros continentes.

Pelas Eliminatórias, as rivais só voltariam a se enfrentar seis anos depois, em 2015, uma vez que o Brasil não a disputou o torneio classificatório no período em virtude de ser o país sede da Copa do Mundo de 2014.

Naquela ocasião, em jogo válido pela 3ª rodada e disputado no mesmo Monumental de Núñez desta terça, o resultado foi um empate em 1 x 1, gol marcado por Lucas Lima, hoje no Sport.

O último entre as seleções em solo argentino foi em 16 de novembro de 2021, pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022, e terminou empatado em 0 x 0 no Bicentenario, em San Juan.

A última vitória argentina jogando em casa, pelas Eliminatórias, foi em 2005. Na ocasião, Riquelme e Crespo, duas vezes, marcaram os gols da Argentina enquanto que Roberto Carlos descontou para o Brasil.

Tags

Autor