Nos pênaltis, Sport vence Retrô e fatura tricampeonato estadual
O árbitro de vídeo (VAR) teve participação direta na final com anulação de gol do Leão, expulsão de Sérgio Oliveira e repetição de pênalti da Fênix

Clique aqui e escute a matéria
O Sport é tricampeão pernambucano em 2025! O Leão venceu por 4x2 e faturou o Campeonato Pernambucano desta temporada, nesta quarta-feira (2), na Ilha do Retiro. O time rubro-negro tinha vencido por 3x2 na partida de ida.
No tempo normal, a partida acabou com vitória para o Retrô por 2x1. Fernandinho comandou o triunfo de virada com uma assistência e um golaço de falta.
O árbitro de vídeo (VAR) teve atuação decisiva no segundo tempo e nos pênaltis. Primeiro, encontrou uma falta no lance de gol de Sérgio Oliveira e anulou o tento.
Depois, enxergou uma falta violenta de Sérgio Oliveira no meio-campo. O português recebeu o cartão vermelho e deixou o Sport com menos na metade da etapa final.
Além disso, nos pênaltis, mandou voltar o pênalti de João Silva, já que o goleiro Fabian Volpi se adiantou na cobrança. Na primeira batida, o arqueiro pegou, só que depois não pegou a segunda cobrança.
Não desistiu
Como era esperado, o Retrô pressionou o Sport no começo da partida. Precisando da vitória, a Fênix iniciou o confronto com a marcação avançada. Os rubro-negros conseguiram segurar as investidas dos visitantes e, quando o duelo começou a ficar equilibrado, o Leão conseguiu chegar no gol.
Aos 24 minutos, após uma cobrança de escanteio, Chico aproveitou a sobra na pequena área e soltou o pé para abrir o placar. Porém, o Retrô não se entregou e foi para cima do Sport. E não demorou para empatar o jogo.
Fernandinho, aos 36, realizou bela jogada pela ponta esquerda e cruzou na grande área. Mascote subiu mais alto que a zaga rubro-negro e acertou uma bela cabeçada.
Nos últimos minutos, antes do intervalo, o Retrô tentou aproveitar o bom momento para conseguiram a virada, mas não teve jeito. O Sport conseguiu segurar a igualdade no placar.
Reação e VAR
No segundo tempo, o Sport começou pressionando em busca de um gol para decidir a partida. E até conseguiu. Barletta foi até a linha de fundo e cruzou para Sérgio Oliveira na grande área. O meia português bateu de primeira e estufou a rede. Só que o árbitro de vídeo, aos 6, enxergou uma falta de Barletta no lance. Ou seja, gol anulado.
Vivo na partida, o Retrô foi em busca da virada. Primeiro, Radsley obrigou Caíque França a fazer grande defesa numa cobrança de falta. Do outro lado, o Sport conseguiu responder da mesma forma, com Pablo e Fabian Volpi "voou" para defender.
Quando a partida estava equilibrada, um lance mudou a cara da decisão. Aos 22 minutos, o VAR enxergou uma entrada violenta de Sérgio Oliveira no meio-campo. Após avaliar a imagem, o árbitro Paulo César Zavonelli mostrou o cartão vermelho.
Com um a mais, o Retrô partiu para o ataque e o Sport "fechou a casinha". Porém, em uma bela cobrança de falta, Fernandinho colocou a Fênix na frente no placar. Aos 26, na quina da grande área pelo lado direito, ele acertou o ângulo do arqueiro leonino: 2x1.
No fim da etapa final, o Retrô foi superior, mas não conseguiu decidir no tempo normal. Dessa maneira, o título estadual de 2025 foi decidido nos pênaltis.
Vitória nos pênaltis
Nos pênaltis, o Sport venceu por 4x2. Grafite acertou o travessão e Caíque França pegou a cobrança de Diego Guerra, filho de Laércio Guerra, presidente do Retrô. Fialho e Radsley foram os únicos da Fênix que acertaram as cobranças.
Rivera, Chico, João Silva e Carlos Alberto acertaram as penalidades do Leão. Vale destacar que na cobrança de João Silva o goleiro Fabian Volpi defendeu a batida.
No entanto, o árbitro de vídeo (VAR) anulou a cobrança, já que Volpi foi flagrado se adiantando. Na segundo cobrança, João Silva cobrou no mesmo canto, o goleiro foi na bola, mas não pegou desta vez.
Notas do Escrete de Ouro
Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas da partida. Quem realizou a avaliação foi o comentarista Ralph de Carvalho.
- Caíque França - 8
- Hereda - 6
- João Silva - 5
- Lucas Cunha - 5
- Chico - 6
- Rivera - 6
- Fabrício Domínguez - 5
- Lenny Lobato - 6
- Sérgio Oliveira - 3 (expulso)
- Lucas Lima - 6 -
- Gustavo Maia - 4
- Pablo - 5 -
- Hyoran - 4
- Barletta - 4
- Carlos Alberto - 4
- Pepa - 7
Ficha do jogo
Sport
Caíque França; Hereda, João Silva, Lucas Cunha e Chico; Rivera, Fabrício Domínguez (Lenny Lobato) e Sérgio Oliveira; Lucas Lima (Gustavo Maia), Chrystian Barletta (Carlos Alberto) e Pablo.
Técnico: Pepa.
Retrô
Volpi; Gedeilson (Diego Guerra), Claudinho, Rayan e Salomão; Fabinho, Radsley e Mascote (Fialho); Fernandinho, Jonas (Gledson) e Maycon Douglas (Grafite).
Técnico: Wires Sousa.
- Local: Ilha do Retiro, no Recife.
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Fernanda Nandrea Gomes (MG).
- VAR: Tiago Nascimento (PE).
- Público: 24.884 torcedores.
- Renda: R$ 1.121.730,00.