Sport: Parecer técnico da CBF divulga conclusão sobre suposta falta em gol do Vasco
Avaliação produzida por comitê formado por especialistas internacionais indica opinião sobre lance crucial para segundo gol de Vegetti em São Januário

Clique aqui e escute a matéria
Nesta terça-feira (15), foi divulgado o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), comissão criada pela CBF formada por ex-árbitros, sobre o segundo gol do Vasco na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, em duelo válido pela terceira rodada do Brasileirão.
Os rubro-negros reclamam devido à uma suposta falta cometida pelo atacante Vegetti sobre o zagueiro Lucas Cunha, em disputa de bola que originou o gol Cruz-Maltino. Após consulta ao VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio confirmou o gol.
A decisão provocou críticas dos rubro-negros. O Sport publicou diversos vídeos em suas redes sociais, com referências ao lance, em conjunto com outras polêmicas na atual edição do Brasileirão.
Qual foi a conclusão do Comitê?
De acordo com o CCEI, a conclusão é de que o lance foi interpretativo, mas não configurou falta. Segundo a comissão, o atacante vascaíno empurrou o zagueiro Lucas Cunha com o braço, o que dificultou a ação do zagueiro.
No entanto, o comitê avaliou que caso o lance fosse realizado de maneira inversa, com um defensor cometendo a mesma infração sobre um atacante, não seria marcado um pênalti.
Portanto, de acordo com a arbitragem, o lance foi interpretativo e a decisão foi de que o gol foi legal.
Confira a conclusão do CCEI
"O atacante do Vasco/RJ usa o braço direito, na busca por espaço e referência, mas também, acaba por empurrar seu adversário nas costas, resvalando no rosto, antes de cabeceá-la".
"Esse movimento tende a dificultar a possibilidade do defensor do Sport/PE de realizar o salto e, consequentemente, disputar a bola".
"Importante ressaltar, que a dinâmica da partida em situações de disputas aéreas na área deve ter critério e uniformidade e, sendo assim, caso essa jogada envolvesse um cenário reverso entre defensor, disputando com o atacante, da forma que as imagens reproduzem, a interpretação dos elementos poderia levar a uma conclusão de não infração, ou seja, não penal", concluiu o comitê.
Quem faz parte do CCEI?
O comitê, criado pela CBF para analisar lances polêmicos da atual decisão do Campeonato Brasileiro, é formado por ex-árbitros de renome mundial.
O italiano Nicola Rizzoli, que apitou a decisão da Copa do Mundo de 2014, o argentino Néstor Pittana, que apitou a final da Copa de 2018 e Sandro Meira Ricci, fazem parte da comissão.
Newsletter Blog do Torcedor
Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.