F1: Crise na Alpine mexe com mercado de pilotos e equipe pode até ser vendida para Andretti

Equipe passa por grande reformulação e pode passar por fortes mudanças nos próximos anos

Publicado em 04/06/2024 às 14:30

Sem conseguir voltar a briga por vitórias com constância desde seu retorno à Fórmula 1, em 2016, ainda como Renault, a Alpine, que pertence à marca francesa, vive seu pior momento em 2024.

Passadas oito corridas, não só não passou longe de pódios, como só pontuou em duas corridas, chegando em 10° lugar em ambas as ocasiões, em Miami e Mônaco, com Esteban OconPierre Gasly, respectivamente.

No Campeonato de Construtores, a equipe francesa é apenas a 9ª colocada (penúltimo lugar) com 2 pontos, desempenho bastante distante do 6° lugar de 2023, que já foi considerado um mau resultado para a equipe habituada a brigar pela 4ª posição e que rendeu a demissão do então chefe de equipe Otmar Szafnauer no fim da última temporada.

Agora, a última notícia que mexe com os bastidores da equipe é o anúncio da saída de Esteban Ocon da equipe ao fim da temporada.

Embora haja uma confluência de fatores que apontem para que o caso tenha se dado por uma escolha da própria Alpine, informações de bastidores já apontavam que Ocon já estaria buscando uma nova equipe para 2025 (Mercedes seria a favorita) desde a virada do ano e que o mesmo acontece com Gasly.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Crise na Alpine / Renault não é de agora

Verdadeiros ou não, os boatos só reforçam a crise pela qual passa a equipe, com altos e baixos.

De 2016 pra cá, foram várias as mudanças de pilotos e chefes de equipe, com saídas no mínimo controversas de Daniel RicciardoFernando AlonsoCarlos Sainz, além das muitas críticas à organização da equipe e ao desempenho do carro e do próprio motor, que motivou a Red Bull, que usava motores Renault, a migrar para a Honda em 2019.

As saídas de Ocon e Szaufner não foram as únicas. Após o GP do Bahrein, a equipe demitiu o diretor técnico Matt Harman e o chefe de aerodinâmica Dirk de Beer, e, mais recentemente, o diretor de operações Rob White, que estava na equipe desde 2004.

Andretti vai comprar a Alpine e entrar para a Fórmula 1?

A entrada de uma nova equipe na Fórmula 1 é bastante burocrática e, embora seja bastante custosa, não diz respeito apenas a dinheiro.

Sendo assim, é muito mais fácil para determinadas marcas comprarem uma equipe já existente ou firmar parcerias, seja de fornecimento de motores, seja com a compra de naming rigths, como acontecia com a Alfa RomeoSauber.

Com a recusa da Fórmula 1 em permitir a entrada da Andretti como 11ª equipe do grid para 2026, a equipe norte-americana poderia buscar ou comprar a Alpine ou firmar uma parceria com a equipe, assumindo o desenvolvimento do carro e deixando a marca francesa a cargo do motor enquanto a GM, sob a marca da Cadillac, estreará como fornecedoras de motores na F1 em 2028.

Os rumores circulam desde março e voltaram a ganhar forças, mas não passaram, ainda, do campo da especulação.

Tags

Autor