F1: Alpine tira Ocon de treino livre no Canadá; saiba quem substitui

Após acidente em Mônaco, a equipe anunciou que não continua com o francês para a próxima temporada

Publicado em 05/06/2024 às 13:50 | Atualizado em 05/06/2024 às 13:52

Com a saída de Esteban Ocon da Alpine confirmada para o final de 2024, a equipe francesa já se movimenta para encontrar seu substituto ao lado de Pierre Gasly na temporada seguinte.

E a primeira peça desse processo se encaixa neste fim de semana: Jack Doohan, piloto da academia Alpine, fará sua estreia em treinos livres da Fórmula 1 no Grande Prêmio do Canadá, comandando o carro de Ocon na sessão de sexta-feira.

Essa será a quinta vez que Doohan assume o volante de um carro de F1 em treinos livres. O australiano já teve oportunidades em 2022, nos GPs do México e de Abu Dhabi, e repetiu a dose nas mesmas etapas em 2023.

"Estou realmente animado para ir à pista de Montreal para o TL1", celebrou Doohan. "Será minha primeira vez pilotando no Circuito Gilles Villeneuve, e estou ansioso por isso. Sou grato à equipe pela oportunidade de ganhar mais tempo de pista e me familiarizar com o equipamento de 2024 cedo na temporada", destacou.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Ocon, por sua vez, se despede da Alpine após quatro temporadas. O francês chegou à equipe em 2020, quando ainda se chamava Renault, e conquistou a única vitória da esquadra de Enstone nesse período, no GP da Hungria de 2021.

No entanto, a confusão protagonizada no GP de Mônaco, quando acertou Gasly, foi a gota d'água para a equipe e na última segunda-feira (2), a Alpine confirmou o encerramento da parceria ao fim de 2024.

Aposta para o futuro?

Com Gasly garantido para 2025, Doohan surge como principal candidato para ocupar a vaga deixada por Ocon. O australiano, que já integra a academia Alpine desde o ano passado, teve um bom desempenho na Fórmula 2 em 2023, com três vitórias e cinco pódios, terminando na terceira posição do campeonato.

Em 2024, Doohan está focado em trabalhar com a Alpine e não disputa outras competições. A estreia em treinos livres no GP do Canadá será uma oportunidade importante para ele mostrar seu potencial e convencer a equipe de que é a escolha certa para o futuro.

Tags

Autor