F1: Alpine tira Ocon de treino livre no Canadá; saiba quem substitui
Após acidente em Mônaco, a equipe anunciou que não continua com o francês para a próxima temporada; Ocon tem rivalidade forte com Gasly
Com a saída de Esteban Ocon da Alpine confirmada para o final de 2024, a equipe francesa já se movimenta para encontrar seu substituto ao lado de Pierre Gasly na temporada seguinte.
E a primeira peça desse processo se encaixa neste fim de semana: Jack Doohan, piloto da academia Alpine, fará sua estreia em treinos livres da Fórmula 1 no Grande Prêmio do Canadá, comandando o carro de Ocon na sessão de sexta-feira.
Essa será a quinta vez que Doohan assume o volante de um carro de F1 em treinos livres. O australiano já teve oportunidades em 2022, nos GPs do México e de Abu Dhabi, e repetiu a dose nas mesmas etapas em 2023.
"Estou realmente animado para ir à pista de Montreal para o TL1", celebrou Doohan. "Será minha primeira vez pilotando no Circuito Gilles Villeneuve, e estou ansioso por isso. Sou grato à equipe pela oportunidade de ganhar mais tempo de pista e me familiarizar com o equipamento de 2024 cedo na temporada", destacou.
Ocon, por sua vez, se despede da Alpine após quatro temporadas. O francês chegou à equipe em 2020, quando ainda se chamava Renault, e conquistou a única vitória da esquadra de Enstone nesse período, no GP da Hungria de 2021.
No entanto, a confusão protagonizada no GP de Mônaco, quando acertou Gasly, foi a gota d'água para a equipe e na última segunda-feira (2), a Alpine confirmou o encerramento da parceria ao fim de 2024.
Aposta para o futuro?
Com Gasly garantido para 2025, Doohan surge como principal candidato para ocupar a vaga deixada por Ocon. O australiano, que já integra a academia Alpine desde o ano passado, teve um bom desempenho na Fórmula 2 em 2023, com três vitórias e cinco pódios, terminando na terceira posição do campeonato.
Em 2024, Doohan está focado em trabalhar com a Alpine e não disputa outras competições. A estreia em treinos livres no GP do Canadá será uma oportunidade importante para ele mostrar seu potencial e convencer a equipe de que é a escolha certa para o futuro.