Após vitória emocionante em Mônaco, Ferrari luta por pontos no Canadá
Ferrari dá vexame no treino classificatório e larga fora do top 10
As duas últimas semanas foram de festa em Maranello: após sete anos na Fórmula 1, Charles Leclerc finalmente levou sua Ferrari ao lugar mais alto do pódio em Mônaco, seu país natal.
O feito é histórico e impressionante pois Leclerc é o primeiro monegasco a vencer a prova no circuito de rua mais famoso do mundo.
>> F1: Leclerc quebra "maldição" e vence em Mônaco
Entretanto, parece que o tempo começou a fechar para a equipe vermelha. Apontada por especialistas como favorita para o GP do Canadá, a Ferrari começou bem as atividades do final de semana, mas logo apresentou dificuldades na pista.
Nem Charles Leclerc nem Carlos Sainz foram capazes de levar a SF-24 para o Q3 no treino classificatório no sábado (8). Mais tarde, às 15h horário de Brasília, os dois largarão em 11º e 12º, respectivamente.
Frédéric Vasseur, chefe da equipe, tentou explicar o que aconteceu em entrevistas após a classificação:
“Na chuva ontem, tivemos um bom ritmo durante toda a volta. Muito disso está relacionado à pressão dos pneus, mas na simulação de corrida de ontem estávamos bem tanto com pneus de pista seca quanto de pista molhada, então acho que amanhã será uma história diferente. Hoje tivemos muita dificuldade para aquecer os pneus para a pista seca: precisamos fazer um trabalho melhor nesse aspecto para as próximas corridas”.
Charles Leclerc também foi entrevistado após surpreendente eliminação no Q2, mas o piloto monegasco não estava tão tranquilo assim.
“Só lentidão, lentidão o dia todo. (...) O gerenciamento do carro e o gerenciamento da sessão em geral não foi o melhor, eu acredito. Foi uma sessão difícil. Eu diria que o maior problema é o ritmo, estamos muito lentos em pista seca no momento. É muito estranho vir de um ótimo final de semana em Mônaco em termos de ritmo, chegar aqui e ficar atrás”.
VEJA TAMBÉM: Qual é a música que toca na abertura da F1? Saiba como ela foi criada
Vasseur está confiante em relação ao ritmo de corrida da equipe para este domingo (9), entretanto, será difícil ver uma Ferrari próxima ao pódio no Canadá.
O melhor que a equipe pode esperar é maximizar os pontos para ambos os pilotos, evitando ser ultrapassada pela McLaren no campeonato de construtores, que no momento encontra-se a 68 pontos de distância.