F1: Entenda regra de desempate da pole position que deu o título a Russell no Canadá

Dois pilotos com o tempo igual no treino classificatório já é raro, imagine três? Veja histórias inusitadas de pilotos que largaram na pole position

Publicado em 09/06/2024 às 11:18 | Atualizado em 12/06/2024 às 8:20

Um fato impressionou os espectadores da Fórmula 1 no treino classificatório para o GP do Canadá, no dia 8 de junho.

George Russell, da Mercedes, largou na pole. Mas a curiosidade é que seu tempo foi idêntico ao de Max Verstappen: 1:12.000. Coincidências à parte, muita gente ficou se perguntando: se o tempo foi idêntico, porque Russell largaou à frente de Verstappen?

Faltando seis minutos para o fim do Q3, Russell marcou o melhor tempo, ficando com a pole provisória. Mais tarde, já com o cronômetro zerado, Verstappen cruzou a linha de chegada marcando exatamente o mesmo tempo que o inglês.

Na Fórmula 1, o piloto que primeiro marcar a pole fica com ela, a não ser que outro piloto faça um tempo menor. Como Russell cruzou a linha de chegada primeiro, largará na frente.

A pole position no GP do Canadá é apenas a segunda na carreira do piloto inglês e a primeira do ano da Mercedes.

Pole position empatada

Apesar de inusitado, o fato não é inédito na Fórmula 1. A última vez que isso aconteceu foi em 1997, no GP da Espanha: na ocasião, três pilotos marcaram o mesmo tempo na classificação.

VEJA TAMBÉM: Quem mais tem pole positions na história da Fórmula 1?

Jacque Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen marcaram exatamente 1:21.072. Quem largou na frente foi Villeneuve, que fez o tempo primeiro.

Tags

Autor