F1: Entenda regra de desempate da pole position que deu o título a Russell no Canadá

Dois pilotos com o tempo igual no treino classificatório já é raro, imagine três? Veja histórias inusitadas de pilotos que largaram na pole position

Publicado em 09/06/2024 às 11:18 | Atualizado em 12/06/2024 às 8:20

Um fato impressionou os espectadores da Fórmula 1 no treino classificatório para o GP do Canadá, no dia 8 de junho.

George Russell, da Mercedes, largou na pole. Mas a curiosidade é que seu tempo foi idêntico ao de Max Verstappen: 1:12.000. Coincidências à parte, muita gente ficou se perguntando: se o tempo foi idêntico, porque Russell largaou à frente de Verstappen?

Faltando seis minutos para o fim do Q3, Russell marcou o melhor tempo, ficando com a pole provisória. Mais tarde, já com o cronômetro zerado, Verstappen cruzou a linha de chegada marcando exatamente o mesmo tempo que o inglês.

Na Fórmula 1, o piloto que primeiro marcar a pole fica com ela, a não ser que outro piloto faça um tempo menor. Como Russell cruzou a linha de chegada primeiro, largará na frente.

A pole position no GP do Canadá é apenas a segunda na carreira do piloto inglês e a primeira do ano da Mercedes.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Pole position empatada

Apesar de inusitado, o fato não é inédito na Fórmula 1. A última vez que isso aconteceu foi em 1997, no GP da Espanha: na ocasião, três pilotos marcaram o mesmo tempo na classificação.

VEJA TAMBÉM: Quem mais tem pole positions na história da Fórmula 1?

Jacque Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen marcaram exatamente 1:21.072. Quem largou na frente foi Villeneuve, que fez o tempo primeiro.

Tags

Autor