F1 GP da Espanha: Confira os pneus disponíveis para cada equipe no fim de semana

Com a escolha dos pneus, a expectativa para o GP da Espanha é alta, prometendo um fim de semana de corrida emocionante e cheio de reviravoltas

Publicado em 19/06/2024 às 16:43 | Atualizado em 19/06/2024 às 16:45

A Fórmula 1 volta à Europa com o Grande Prêmio da Espanha neste fim de semana, marcando o início de uma tríplice de corridas eletrizantes. E para essa etapa tão especial, a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria, selecionou os compostos mais duros de sua gama: C1 como duro, C2 como médio e C3 como macio.

A escolha dos compostos mais duros não é por acaso. O Circuito de Barcelona-Catalunha é conhecido por ser um dos mais desafiadores do calendário, exigindo muito dos pneus devido à variedade de curvas, algumas em alta velocidade, e às altas cargas laterais, especialmente no lado esquerdo do carro.

Com a degradação dos pneus em jogo, as equipes e os pilotos terão que encontrar o equilíbrio ideal entre performance e gerenciamento dos compostos. Duas paradas parecem ser a estratégia mais rápida, com todos os tipos de pneus em potencial para o primeiro stint.

No entanto, se a degradação for mais alta, até três paradas podem ser viáveis, especialmente com as ultrapassagens mais fáceis do que em anos anteriores.

Fatores a serem considerados

A época do ano e as temperaturas também podem influenciar a estratégia. Com a corrida acontecendo três semanas mais tarde do que em 2023, as temperaturas mais elevadas podem ser um fator a mais para gerenciar os pneus.

O composto C3, que no ano passado foi bastante competitivo até a corrida, pode se mostrar em desvantagem nesse cenário.

Pneus intermediários e de chuva

Apesar da escolha dos compostos mais duros, os pneus intermediários verdes e os pneus de chuva azuis completos também estarão disponíveis caso as condições climáticas mudem e exijam uma mudança na estratégia das equipes.

Tags

Autor