F1 GP da Espanha: Confira os pneus disponíveis para cada equipe no fim de semana
Com a escolha dos pneus, a expectativa para o GP da Espanha é alta, prometendo um fim de semana de corrida emocionante e cheio de reviravoltas
Publicado em 19/06/2024 às 16:43
| Atualizado em 19/06/2024 às 16:45
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A Fórmula 1 volta à Europa com o Grande Prêmio da Espanha neste fim de semana, marcando o início de uma tríplice de corridas eletrizantes. E para essa etapa tão especial, a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria, selecionou os compostos mais duros de sua gama: C1 como duro, C2 como médio e C3 como macio.
A escolha dos compostos mais duros não é por acaso. O Circuito de Barcelona-Catalunha é conhecido por ser um dos mais desafiadores do calendário, exigindo muito dos pneus devido à variedade de curvas, algumas em alta velocidade, e às altas cargas laterais, especialmente no lado esquerdo do carro.
Com a degradação dos pneus em jogo, as equipes e os pilotos terão que encontrar o equilíbrio ideal entre performance e gerenciamento dos compostos. Duas paradas parecem ser a estratégia mais rápida, com todos os tipos de pneus em potencial para o primeiro stint.
No entanto, se a degradação for mais alta, até três paradas podem ser viáveis, especialmente com as ultrapassagens mais fáceis do que em anos anteriores.
Fatores a serem considerados
A época do ano e as temperaturas também podem influenciar a estratégia. Com a corrida acontecendo três semanas mais tarde do que em 2023, as temperaturas mais elevadas podem ser um fator a mais para gerenciar os pneus.
O composto C3, que no ano passado foi bastante competitivo até a corrida, pode se mostrar em desvantagem nesse cenário.
Pneus intermediários e de chuva
Apesar da escolha dos compostos mais duros, os pneus intermediários verdes e os pneus de chuva azuis completos também estarão disponíveis caso as condições climáticas mudem e exijam uma mudança na estratégia das equipes.