Corrida Sprint: saiba o que é e qual a diferença entre a corrida principal
Se você está se perguntando por que motivo alguns Grand Prix têm corridas aos sábados e domingos, neste artigo vamos te explicar a razão disso
Algumas vezes no ano, os fãs de Fórmula 1 são agraciados com duas corridas por final de semana. O que muitos não entendem é a diferença entre essas duas corridas e o motivo de acontecerem.
Saiba o que é a corrida Sprint, pontuação e como surgiu.
O que é Sprint na Fórmula 1?
Sprint é uma corrida curta de 100 km, que acontece aos sábados em alguns Grand Prix, que podem variar a cada temporada.
Desde seu surgimento, em 2021, o Grande Prêmio de São Paulo recebeu corridas Sprint todos os anos.
Sua pontuação é menor em relação à corrida principal, e uma vitória Sprint não entra nas estatísticas como vitória ou pódio.
Como surgiu a corrida Sprint?
Em 2021, a Fórmula 1 anunciou um novo formato de classificação, a corrida Sprint. Nos sábados, os pilotos corriam por 100km. O resultado desta corrida curta determinava o grid de largada no domingo. Neste ano, a classificação Sprint aconteceu nos GPs de São Paulo, Silverstone e Monza.
No ano seguinte, o formato se manteve e foi disputado em São Paulo, Emília-Romanha e Áustria.
A partir de 2023, o formato Sprint foi reformulado. Desde então, criou-se o evento Sprint, que já não influencia na corrida principal do domingo.
VEJA TAMBÉM: Filmes de Fórmula 1 que todo fã de automobilismo deveria assistir
Nos finais de semana com evento Sprint, os pilotos disputam um treino classificatório para a Sprint na sexta-feira. No sábado, a corrida Sprint é disputada e, mais tarde, acontece o treino classificatório para a corrida principal. No domingo, a corrida mantém-se inalterada.
Pontuação
No ano inaugural, apenas os três primeiros colocados da Sprint pontuavam 3, 2 e 1 ponto. A partir de 2022, o sistema de pontuação se expandiu até o oitavo colocado, sendo o primeiro agraciado com 8 pontos e o oitavo com 1 ponto.