Não é Bortoleto! Conheça outro brasileiro que pode aparecer na Fórmula 1 em breve e veja o caminho dele

O jovem piloto pernambucano já demonstra as qualidades necessárias para chegar à F1, como velocidade, consistência e capacidade de adaptação

Publicado em 25/09/2024 às 16:19 | Atualizado em 25/09/2024 às 16:48

Enquanto o nome de Gabriel Bortoleto já ecoa nos corredores da Fórmula 1, um novo talento brasileiro começa a se destacar nas categorias de base e chama a atenção dos olhares mais atentos do automobilismo mundial: Rafael Câmara.

Aos 18 anos, o pernambucano, nascido em Recife, o atual piloto da Freca acumula feitos impressionantes e se coloca como uma das maiores promessas do automobilismo brasileiro. Abaixo, conheça um pouco a carreira dele.

Dos karts às pistas europeias

A paixão de Câmara pelo automobilismo surgiu de forma inusitada. Inspirado pelo irmão mais velho, que correu na categoria kart, Rafael se apaixonou pelas pistas e logo demonstrou um talento nato para o esporte.

Aos 13 anos, já era campeão brasileiro de kart e, em busca de novos desafios, decidiu cruzar o Atlântico para conquistar a Europa.

Ferrari Driver Academy

O sucesso no karting abriu as portas para a Ferrari Driver Academy, uma das academias de pilotos mais prestigiadas do mundo. Na estreia na Europa, Câmara já mostrou seu potencial, vencendo sua primeira corrida na competitiva F4 Italiana.

Dominância na FRECA

Em 2023, o piloto brasileiro se transferiu para a Fórmula Regional Europeia (FRECA), onde continuou a impressionar.

Com duas vitórias em Spa-Francorchamps e Spielberg, além de outros pódios, Câmara demonstrou maturidade e velocidade, chamando a atenção de equipes e especialistas da categoria.

Na temporada 2024 da FRECA, Rafael Câmara está simplesmente dominando a competição. Com uma vantagem de 65 pontos para o segundo colocado, o brasileiro está muito próximo de conquistar o título da categoria, faltando apenas duas etapas para o fim do calendário.

Futuro na Fórmula 1?

Apesar de ainda ser cedo, Rafael Câmara já começa a ter a Fórmula 1 no horizonte. Como é piloto da Academia da Ferrari, ele tem um plano traçado pela scuderia italiana para alçar voos maiores em categorias de acesso, como a Fórmula 3.

O caminho foi similar ao que Gabriel Bortoleto vem fazendo. Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 e agora lidera a Fórmula 2. O desempenho faz ele ser cotado para a Fórmula 1 já no ano que vem. A Sauber cogita ter o brasileiro como piloto reserva.

O detalhe é que Rafael poderá ter mais sucesso visto que, como ainda tem pelo menos mais uns dois anos em categorias de acesso, poderia pegar um momento em que a Fórmula 1 esteja fazendo uma grande reformulação, visto que pilotos como Lewis Hamilton, Sergio Perez e Nico Hulkenberg não possuem uma vida tão longa na categoria.

Assim, existe uma boa possibilidade de Rafael conseguir chegar a disputar uma vaga na F1. Claro que tudo dependerá dos resultados dele no futuro. Mas o desempenho na Freca e a presença na Academia Ferrari abre muitas possibilidades.

Tags

Autor