Fórmula 1: McLaren revela motivos por trás do revés de Norris em Interlagos

A equipe teve uma tarde de domingo para esquecer no GP de São Paulo, com diversos problemas que atrapalharam o desempenho de Lando Norris

Publicado em 04/11/2024 às 12:22

O Grande Prêmio de São Paulo de Formula 1 reservou grandes emoções e reviravoltas, com Max Verstappen superando todas as expectativas e garantindo a vitória após largar da 17ª posição.

Por outro lado, Lando Norris, que havia conquistado a pole position, viu a vitória escapar e terminou a corrida apenas em sexto lugar.

A McLaren, que parecia ter o carro mais competitivo em Interlagos, viu suas esperanças de um bom resultado se esvaírem. Mas afinal, o que aconteceu com a equipe britânica?

Freios foram os vilões

A princípio, a imprensa e os fãs especularam que a pressão de estar na luta pelo título poderia ter afetado o desempenho de Norris. No entanto, a equipe McLaren foi clara ao afirmar que os problemas enfrentados pelo piloto britânico foram causados por falhas nos freios.

"Quando os pneus do carro travam, como aconteceu hoje, eu não olho para o piloto", explicou Andrea Stella, chefe da equipe. "Eu vejo por que o carro está travando os pneus nessas condições. Não acho que a pressão tenha sido um fator significativo".

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Decisões estratégicas e condições climáticas

A McLaren e Norris optaram por trocar os pneus durante o período de Safety Car, acreditando que a chuva intensa que se aproximava justificava a mudança. No entanto, a bandeira vermelha foi acionada logo em seguida, e a estratégia da equipe não se mostrou eficaz.

"Isso aconteceu porque a chuva ficou mais forte e o acidente provocou uma bandeira vermelha. Durante o safety car virtual e por causa da chuva mais forte, achamos que era importante colocar pneus novos", explicou Stella.

"Sem a bandeira vermelha e com um pouco menos de chuva, teria sido muito difícil para os pilotos com pneus velhos, mas é difícil dizer", completou.

Uma aposta arriscada

A decisão de trocar os pneus foi uma aposta, e nem sempre as apostas dão certo. "É sempre uma aposta", afirmou Stella. "Às vezes você parece brilhante, especialmente quando está atrás, porque então você é o herói quando dá certo."

O chefe da equipe defendeu a decisão tomada em conjunto com os pilotos, argumentando que a prioridade era garantir a segurança do carro e do piloto.

"Eu não me sentiria confortável em deixar um carro em tanta água e com esses pneus. Sem a bandeira vermelha, a corrida teria sido diferente", finalizou.

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