Bortoleto comenta estreia na Fórmula 1 em 2025 pela Sauber e detalha processo de negociação
O jovem brasileiro será o primeiro piloto a chegar à Fórmula 1 após passar por F3 e F2 de forma consecutiva desde George Russell e Lando Norris
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, confirmado na Sauber para a temporada de 2025 da Fórmula 1, revelou em entrevista ao podcast F1 Nation os bastidores da negociação e sua ansiedade para a estreia na categoria.
Após meses de conversas, o jovem de 20 anos confirmou que chegou a haver um impasse sobre o ano de sua estreia na F1, mas que seu desejo era claro: deixar a Fórmula 2 e seguir direto para a categoria máxima do automobilismo.
"É uma sensação incrível, é como um sonho. Desde muito jovem, comecei a correr sonhando em chegar à F1 um dia, e agora, ao assinar esse contrato para estar no grid, sou muito grato. E estou ansioso por isso", afirmou Bortoleto.
Sem tempo a perder
O brasileiro também detalhou o quanto insistiu para não perder um ano e poder dar continuidade à sua ascensão nas categorias de base.
"Já estávamos conversando há alguns meses sobre o que aconteceria. Se aconteceria em 2026 ou em 2025. É uma sensação muito boa, porque eu não queria ficar um ano sem correr. Agora, poder continuar a escalada de pilotagem , F3, F2 e F1 no próximo ano, acho que é a melhor maneira de fazer isso", pontuou.
A chegada de Bortoleto à Sauber marca um novo capítulo na história da equipe, que a partir de 2026 será totalmente integrada à marca Audi. O piloto brasileiro ficou impressionado com o projeto apresentado pelo diretor de operações da marca, Mattia Binotto.
"Acho que o projeto que Mattia me mostrou da Audi na Fórmula 1, o futuro, o que ele quer, o que a Audi quer e, obviamente, ser o primeiro piloto Audi da história, é algo fantástico e empolgante. Portanto, estou ansioso por isso", frisou.
Líder da Fórmula 2
Apesar da emoção com a nova etapa, Bortoleto mantém o foco na Fórmula 2, onde ainda corre como piloto da academia da McLaren.
"Eles estão dando todo o apoio necessário para essas duas etapas. Fizemos um trabalho excepcional este ano na Fórmula 2 até agora. Precisamos terminar em alta. Nosso objetivo é, claro, terminar o campeonato da melhor maneira possível. Então, vou seguir com todo o trabalho que estava fazendo", concluiu.
Vídeo: Conheça os pilotos mais ricos da Fórmula 1