Fórmula 1 descarta possível corrida sprint em Las Vegas por complexidade logística
A decisão dos organizadores demonstra a complexidade de organizar um evento da categoria em um circuito de rua urbano como o de Las Vegas
A Fórmula 1 não deve ter uma trinca de corridas sprint nos Estados Unidos tão cedo. Os organizadores do Grande Prêmio de Las Vegas, que estreou no calendário da categoria em 2023, descartaram a possibilidade de adotar o formato da corrida curta no circuito.
Apesar de Miami e Austin, outras duas etapas americanas, já terem realizado corridas sprint em 2024, a complexidade logística do circuito de rua de Las Vegas impede a implementação desse formato.
Planejamento complexo
A pista, que utiliza vias públicas da cidade, exige um planejamento e execução muito mais complexos em comparação com circuitos permanentes.
"Acho que estamos bastante confortáveis em deixar Austin e Miami manterem a sprint, porque temos muito mais coisas acontecendo de qualquer maneira e estamos em um lugar muito bom", afirmou Emily Prazer, diretora de operações da Fórmula 1.
"A complexidade de Las Vegas em comparação com Singapura... eles mantêm as estradas fechadas por sete dias. Você consegue imaginar nós e o conselho mantendo as estradas fechadas por sete dias? Isso literalmente nunca aconteceria, jamais."
Adição desnecessária
A abertura e fechamento das ruas de Las Vegas para a realização do Grande Prêmio exige um planejamento meticuloso e um tempo considerável.
A adição de uma corrida sprint ao fim de semana de corrida aumentaria ainda mais a complexidade logística, colocando em risco a segurança e a fluidez do evento.
Além disso, a diretora da F1 destacou que a corrida de Las Vegas já oferece um grande número de ultrapassagens, o que torna a adição de uma corrida sprint menos necessária.
"A corrida em si parece essencialmente uma corrida sprint", disse Prazer. "Portanto, se você pensar na velocidade em que está indo, do ponto de vista da segurança, o quão rápido é isso em relação à velocidade da pista, não haveria muita diferença entre a corrida real e a sprint", finalizou.