Fórmula 1: Ferrari confirma fornecimento de motores para a GM/Cadillac a partir de 2026
A GM/Cadillac iniciará, ao que tudo indica, sua jornada na Fórmula 1 com uma base sólida, pronta para enfrentar os desafios do grid em 2026
A Ferrari anunciou nesta terça-feira (10) um acordo plurianual para o fornecimento de motores e caixas de câmbio para a GM/Cadillac, marcando o início de uma colaboração significativa a partir de 2026.
Esse será o ano de estreia da nova equipe americana na Fórmula 1, que se tornará a 11ª no grid da categoria.
O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, destacou a importância da parceria, especialmente em um momento em que a F1 cresce em popularidade nos Estados Unidos.
“Estamos muito satisfeitos por fornecermos nossa unidade de potência e caixa de câmbio como base dessa colaboração técnica. Isso nos permitirá continuar tendo duas equipes clientes no campeonato, com benefícios importantes em termos de desenvolvimento técnico”, afirmou Vasseur.
Parceria estratégica
Atualmente, a Ferrari fornece motores para a Haas e para a Sauber, mas com a Sauber se tornando a equipe oficial da Audi em 2026, o acordo com a GM/Cadillac garantirá a continuidade de duas equipes clientes para a escuderia italiana.
A intenção de unir o motor Ferrari ao carro da GM/Cadillac já havia sido antecipada pela imprensa americana, com a Associated Press revelando os planos no início do ano.
Mario Andretti, campeão da Fórmula 1 em 1978 e nomeado diretor da equipe GM/Cadillac, confirmou que a Ferrari era a única opção para o fornecimento de unidades de potência.
“Nenhuma outra equipe foi considerada”, revelou Andretti em entrevista à NBC.
Duração e planos futuros
O acordo com a Ferrari, no entanto, deve durar apenas duas temporadas. A equipe americana planeja desenvolver sua própria unidade de potência, que deverá ser introduzida nos carros a partir de 2028.
Enquanto isso, o chassi da GM/Cadillac será construído pela Andretti, que mantém um papel central no projeto. Essa conexão ressalta os laços estreitos entre as marcas, apesar da ausência do nome “Andretti” no comunicado oficial da FIA e da Fórmula 1 sobre a entrada da nova equipe.
A trajetória da GM/Cadillac na Fórmula 1
A GM/Cadillac se uniu à Andretti em 2023 para buscar uma vaga na Fórmula 1, mas a tentativa inicial foi recusada em 2024 devido à falta de "benefício bilateral".
No entanto, após ajustes no projeto e a saída de Michael Andretti da chefia da Andretti Global, a entrada foi finalmente aprovada em novembro de 2024.