NBA: Entenda a história do troféu Larry O'Brien, dado aos campeões da liga
Troféu de campeão da NBA é uma homenagem a um personagem histórico da liga
Em todo fim de playoffs da NBA, o título de campeão vem com o troféu Larry O'Brien, consagrando os vencedores das grandes finais de cada temporada.
Levantar o troféu é o objetivo final de todas as 30 franquias que disputam a liga, mas a pessoa homenageada com seu nome dado ao prêmio é pouco conhecida pelos torcedores ao redor do mundo.
Larry O'Brien foi um personagem importante do basquete e da política dos Estados Unidos. Conheça um pouco mais sobre o homem que nomeia o troféu de campeão da NBA.
Quem foi Larry O'Brien?
Larry O'Brien, nascido em 1917, se formou em direito no ano de 1942 e ingressou na política local quatro anos mais tarde.
Foi diretor de campanha de John F. Kennedy pela primeira vez em 1952, em seguida em 1958. Nas duas ocasiões, Kennedy foi eleito para vaga no Senado.
Contribuição para a NBA
Atuou na área política em diferentes cargos importantes até 1975, quando foi escolhido para assumir o lugar de J. Walter Kennedy como comissionário da NBA.
Quando assumiu o posto, a liga passava por problemas com a American Basketball Association (ABA), liga paralela que ameaçava "roubar" o público da NBA.
Diversas tentativas de fusão das ligas já entravam em discussão desde 1970, mas foi com a participação de Larry O'Brien que ela saiu do papel. Ele foi o responsável por conciliar as exigências da ABA e NBA e, assim, concretizar a junção.
Outros feitos de Larry O'Brien na NBA
- 1979: surgimento da linha de três pontos;
- 1982: venda de direitos de transmissão para a ESPN;
- 1983: criação do teto salarial;
- 1983: prática de leis anti-drogas mais restritas, em meio a um cenário de preconceitos raciais que associavam os jogadores da NBA, em sua maioria negros, ao uso de drogas ilegais. A medida foi fundamental para manter a popularidade da liga.