Boston Celtics ou Dallas Mavericks? Veja os pontos fortes dos times das Finais da NBA 2023/24
Compare os destaques de cada franquia na temporada 2023/24
Em poucos dias começam as grandes Finais da NBA 2023/24. Boston Celtics, da Conferência Leste, e Dallas Mavericks, do lado Oeste, se enfrentam em busca do troféu Larry O'Brien, dado aos campeões da liga.
Os finalistas desta temporada já mediram forças em 86 confrontos diretos, todos em temporada regular. O retrospecto é bastante equilibrado: o Celtics leva a melhor com 46 vitórias contra 40 do Dallas.
As campanhas de 2023/24 dos dois finalistas são impressionantes, prometendo grandes jogos na série das finais. Os elencos carregam nomes de peso que fizeram história nesta temporada.
Muitos indicam que a conquista do 18º título do Boston Celtics será fácil, mas o Dallas Mavericks dá motivos de sobra para causar preocupação ao time celta.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
A seguir, confira as vantagens e pontos fortes de cada time para as Finais da NBA 2023/24.
Boston Celtics x Dallas Mavericks: qualidades de cada equipe nas Finais da NBA
Boston Celtics fez a melhor temporada regular
A franquia de Massachusetts se classificou para os playoffs com uma campanha admirável. Líder isolado da Conferência Leste, os Celtics saíram vitoriosos de 64 das 82 disputas válidas pela temporada regular.
As duas melhores campanhas tirando a do Boston, assinadas pelo Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets, tiveram 57 triunfos e 25 derrotas.
O Dallas Mavericks, por outro lado, avançou para o mata-mata com a 5ª colocação do Oeste, somando 50 vitórias e 32 derrotas na temporada regular.
Luka Doncic lidera em números nos playoffs
A performance do "Tesouro" dos Mavericks atingiu números altos na fase dos playoffs, mostrando ser uma grande ameaça para os Celtics.
Luka Doncic, MVP das Finais do Oeste, lidera como o jogador que anotou mais pontos, rebotes, assistências, roubos e cestas de 3 pontos nos playoffs, além de ter mais minutos em quadra. Confira as médias do esloveno na fase eliminatória:
- Pontos: 28.8
- Rebotes: 9.6
- Assistências: 8.8
- Roubos de bola: 1.6
- Bloqueios: 0.5
Os adversários do Boston Celtics foram atropelados nos playoffs
O caminho para o Boston se classificar para sua 23ª final da história pareceu tranquilo. Além de chegarem aos playoffs com a melhor campanha da temporada regular, encarou times longe de serem favoritos: Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Indiana Pacers.
Para completar o "caminho da sorte" do Celtics, cada um de seus adversários contava com pelo menos um desfalque preocupante:
- Miami Heat: Jimmy Butler;
- Cleveland Cavaliers: Donovan Mitchell;
- Indiana Pacers: Tyrese Haliburton.
O resultado foi esperado: eliminou o Heat e Cavaliers de forma tranquila, com série de 4 - 1 em ambas.
A cereja do bolo foi se consagrar campeão da Conferência Leste "varrendo" o Indiana Pacers com série de 4 - 0.
A dupla Luka Doncic e Kyrie Irving
O próprio técnico do Boston Celtics admite que sua maior preocupação será parar as estrelas do Mavericks. Em entrevista, Joe Mazzulla afirma que terá dificuldades com a dupla Luka Doncic e Kyrie Irving.
“Como disse, não existe essa de parar os dois. Esses caras são, acima de tudo, construídos para crescer nesses momentos", afirmou o comandante celta.
Os olhos abertos para a dupla não são à toa. Doncic e Irving somaram juntos números colossais e decidiram a vaga para os Mavericks.
No Jogo 5 diante do Minnesota Timberwolves, por exemplo, somaram juntos 72 pontos, 36 cada.