NBA Finals

Jrue Holiday lidera corrida para o MVP das Finais da NBA

Armador do Boston Celtics supera colegas de time como Jaylen Brown, MVP do Leste, e o astro Jayson Tatum; Luka Doncic, do Mavericks, vem em segundo na corrida

Imagem do autor
Cadastrado por

Laura Lay

Publicado em 11/06/2024 às 7:24 | Atualizado em 11/06/2024 às 7:31
Notícia

Com vantagem de 2 - 0 na série das Finais da NBA, o Boston Celtics está a apenas duas vitórias do troféu Larry O'Brien de campeão da liga. Por outro lado, o Dallas Mavericks precisa acordar e buscar uma virada se ainda sonha com o título. 

No TD Garden, casa do Celtics, o Jogo 1 foi de domínio total do time liderado por Joe Mazzulla. O elenco celta atropelou os Mavericks com facilidade com placar final de 107 a 89.

O Jogo 2, ainda em Boston, teve bom começo da equipe de Dallas com a dupla Luka Doncic e Kyrie Irving. Porém o time da casa conseguiu reverter a situação e levou o triunfo de virada, sob o placar de 105 a 98.

A principal qualidade do Celtics, melhor campanha da liga na temporada regular, é o excelente desempenho coletivo. O "super time" formado por nomes de peso fazem um bom trabalho em grupo.

A prova disso é que nenhum dos jogadores está com médias extraordinárias nas finais, mas juntos fazem números coletivos que os levam às vitórias.

O esloveno do Mavericks é quem tem as médias individuais mais altas, mas pouco adianta quando o trabalho coletivo não funciona.

Jrue Holiday pode ser o MVP das Finais da NBA

Segundo o jornalista Michael C Wright, responsável pela "Corrida para o MVP", Jrue Holiday é o principal candidato ao prêmio individual.

O armador do Boston Celtics teve atuação crucial na virada deste domingo (09/06), válida pelo Jogo 2 das Finais. Por mais que não tenha sido o cestinha da partida (posto tomado por Doncic), Holiday liderou a arrancada com 26 pontos e 11 rebotes.

Wright ainda afirma que o camisa 4 aparece como candidato a Jogador Mais Valioso ao se tornar o primeiro armador a fazer 25 pontos, dez rebotes e acertar 75% dos arremessos em um jogo de decisão.

Outros candidatos ao prêmio de MVP das Finais

O segundo concorrente, até então, é o Tesouro do Dallas Mavericks. Mesmo que não seja o suficiente para levar uma equipe nas costas, Luka Doncic sustenta o time texano com desempenho impressionante.

O camisa 77 do Dallas anotou duplo-duplo de 30 pontos e 10 rebotes no Jogo 1, além de triplo-duplo de 32 pontos, 11 rebotes e 11 assistências no Jogo 2.

O esloveno, MVP das Finais do Oeste, está com médias de 31 pontos, 10.5 rebotes e 6 assistências nas duas partidas decisivas.

Em terceiro temos Jaylen Brown, o MVP das Finais do Leste. O que muitos podem se perguntar: onde entra Jayson Tatum na corrida? 

O astro do Boston Celtics tem deixado de lado a posição de protagonismo nas finais, mas é justamente por isso que ele tem sido peça chave nos jogos.

O camisa 0 tem sido essencial na construção das jogadas decisivas. Até então, está com média de 8.5 assistências e 10 rebotes por partida.

Em entrevista para a coletiva pós-partida, o próprio Jrue Holiday creditou a sua noite de destaque à boa liderança de Tatum. "Ele estava sempre fazendo a jogada certa. Do jeito que ele jogou esta noite, do jeito que nos liderou entrando no garrafão e me encontrando livre. Foi tudo sobre ele”, defendeu.

Tags

Autor