MVP NBA Finals: Jayson Tatum x Jaylen Brown, veja quem é favorito para vencer
Até o Jogo 2, quem estava especulado como principal nome para MVP era Jrue Holiday, também dos Celtics, porém o Jogo 3 mudou as estatísticas
O Jogo 3 das Finais da NBA resultou em vitória fora de casa para o Boston Celtics, em um cenário perfeito para o despertar do Dallas Mavericks.
Jogando em casa, os Mavs tiveram a torcida ao seu lado para diminuir a vantagem de 2 - 0 da franquia de Massachusetts. Porém, mais uma vez, o trabalho coletivo dos Celtics se aproveitou das falhas do Dallas e levou o triunfo.
Com isso, o time celta está a apenas uma vitória de "varrer" os Mavericks e se consagrar o grande campeão da NBA 2023/24.
Este seria o 18º título da franquia, desempatando com o Los Angeles Lakers e se tornando o maior campeão da história da NBA.
Atualizações da corrida para o Finals MVP
O Jogo 2 foi marcado por atuação impressionante de Jrue Holiday, armador do Boston Celtics. O camisa 4 teve papel crucial na virada do jogo mais disputado da série.
Segundo o jornalista Michael C Wright, responsável pela "Corrida para o MVP", Jrue Holiday era o principal candidato ao prêmio individual após o Jogo 2.
Por mais que não tenha sido o cestinha da partida (posto tomado por Luka Doncic, com 32 pontos), Holiday liderou a arrancada com 26 pontos e 11 rebotes.
Além disso, um dado curioso: ele lidera em número de rebotes ofensivos do confronto. Essa estatística é comumente associada à posição de ala-pivô ou pivô, mas o armador se mostra um jogador completo com nove rebotes de ataque até o Jogo 3.
Acontece que o Jogo 3 alterou a ordem da corrida para o prêmio de MVP das Finais. Do lado do Celtics, Holiday e Derrick White brilhavam na defesa, enquanto Jayson Tatum e Jaylen Brown atacavam.
E foi no ataque que o diferencial aconteceu: a dupla de astros somou 61 pontos ao todo. Tatum, que se mostrava longe do protagonismo até o Jogo 2, no terceiro triunfo anotou 31 pontos, seis rebotes e cinco assistências.
Jaylen Brown, MVP das Finais do Leste, anotou 30 pontos, oito rebotes e oito assistências. Com isso, se colocou na liderança da corrida para se tornar o jogador mais valioso das finais.
As médias do "Homem Mau", até então, são de 24.3 pontos, 6 rebotes e 5.7 assistências por partida. O camisa 7 apresenta 55.1% de aproveitamento.
Agora, o segundo na corrida é Tatum, com médias de 21.7 pontos, 8.7 rebotes e 7.3 assistências. Seu aproveitamento é de 35.9%, então seria a primeira vez que um jogador com menos de 40% levaria o Finals MVP.