Presidente da CBF explica o motivo de não paralisar os campeonatos brasileiros diante da tragédia no Rio Grande do Sul
Mandatário da entidade comentou sobre situação do estado gaúcho e falou sobre o pedido para interromper o futebol nacional
O Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, declarou nesta sexta-feira (10/05), após a convocação da Seleção Brasileira, que qualquer desejo de paralisação de futebol no país depende da decisão dos clubes. O mandatário deu a resposta ao ser informado que o Ministro do Esporte, André Fufuca (PP/MA), havia enviado um ofício à entidade pedindo que todos os jogos das competições nacionais não ocorressem devido a tragédia das enchentes que vem atingindo o Rio Grande do Sul.
O presidente da entidade comunicou que não possui o poder solo de paralisar todas as competições nacionais e que para mexer no calendário do futebol brasileiro, precisará envolver o Conselho Técnico de Clubes, que inclui todas as equipes de todas as competições organizadas pela CBF.
"Toda decisão com relação a uma competição começar, ter, suspender, prorrogar, adiar, a CBF vai discutir de maneira conjunta com os clubes. O poder da CBF não é um poder supremo e absoluto. É um poder limitado", comunicou Ednaldo.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
Ednaldo ainda refletiu que mesmo com a paralisação dos campeonatos nacionais, as competições continentais como Libertadores e Sul-Americana iriam continuar acontecendo, ressaltando que está em contato direto com os dirigentes dos clubes gaúchos e que se solidarizando com o estado da população do Rio Grande do Sul.
No ofício enviado à CBF, o ministro do Esporte, André Fufuca afirmou que seria necessário considerar a paralisação como algo importante, devido a tragédia que ocorre no estado gaúcho.
"Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento, concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado", comunicou.
Paralisação por 20 dias
A entidade havia comunicado nesta última terça (07), que todas as competições nacionais incluindo os campeonatos de bases estão temporariamente adiados por aproximadamente 20 dias.
Os clubes gaúchos que disputam a elite do futebol nacional, Juventude, Grêmio e Internacional pediram a suspensão de suas partidas e da competição visto que os times não teriam condições de atuar em nenhuma partida devido as inundações nos estádios como mandante e a falta de métodos de sair do estado, pedido esse que até o momento não foi acatado.
BRASILEIRÃO: Campeonato pode ser PARALISADO a pedido de clubes gaúchos!