5 curiosidades que você não sabia sobre as Olimpíadas
Os jogos olímpicos - ou Olimpíadas - são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os cinco continentes
A chama olímpica já está acesa e Paris se prepara para receber o mundo para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.
O evento mais importante do esporte mundial terá início no dia 26 de julho, com a cerimônia de abertura acontecendo no rio Sena, e se encerra dia 11 de agosto.
Entre as diversas modalidades esportivas e a emoção das competições, existem diversas curiosidades que enriquecem a história e o simbolismo das Olimpíadas.
OLIMPÍADAS 2024: 5 curiosidades surpreendentes
5 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos
1. Os aros olímpicos
Os cinco aros entrelaçados, símbolo das Olimpíadas, representam a união dos cinco continentes: África, Ásia, América, Europa e Oceania.
Criados pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador das Olimpíadas Modernas, as cores dos aros - azul, amarelo, verde, preto e vermelho - foram escolhidas para representar as cores presentes nas bandeiras de todas as nações do mundo na época.
2. A tocha olímpica
A tocha olímpica, símbolo de paz, unidade e esperança, tem uma longa história que remonta à Grécia Antiga.
Acredita-se que a chama tenha sido acesa pela primeira vez no Templo de Hera em Olímpia, durante os Jogos Olímpicos Antigos.
Na era moderna, a tocha olímpica percorre um longo trajeto, passando por diversas cidades, antes de chegar à cidade-sede dos Jogos.
3. Londres 1908 foi a Olimpíada mais longa da história
Apesar de a tradição ser que os Jogos Olímpicos durem cerca de duas semanas, a edição de 1908 em Londres foi a mais longa da história, com 42 dias de competições.
Os jogos aconteceram entre 27 de abril e 31 de outubro e diversos fatores contribuíram para essa extensão, como o grande número de modalidades esportivas e a participação de um número recorde de atletas.
4. Maria Lenk foi a primeira sul-americana a competir nos Jogos
Em 1932, Maria Lenk se tornou a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada e, nos Jogos de Los Angeles, disputou as provas de natação.
Ela tinha 17 anos na época e também foi a primeira brasileira a quebrar um recorde mundial — o dos 400m peito, em 1939.
Lenk além de abrir caminho para outras atletas brasileiras, marcou um importante momento para o esporte feminino no país.
VEJA TAMBÉM: 4 recordes olímpicos do atletismo "imbatíveis"
5. Michael Phelps é o maior medalhista
O nadador americano Michael Phelps é um dos maiores nomes da história das Olimpíadas.
Com um total de 28 medalhas conquistadas em cinco edições dos Jogos (entre 2004 e 2016), Phelps se tornou o atleta mais medalhado da história das Olimpíadas, superando o recorde da ginasta soviética Larissa Latynina, que havia conquistado 18 medalhas.
Com informações de Brasil Escola.