5 curiosidades que você não sabia sobre as Olimpíadas

Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os cinco continentes

Publicado em 04/06/2024 às 14:13

A chama olímpica já está acesa e Paris se prepara para receber o mundo para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.

O evento mais importante do esporte mundial terá início no dia 26 de julho, com a cerimônia de abertura acontecendo no rio Sena, e se encerra dia 11 de agosto.

Entre as diversas modalidades esportivas e a emoção das competições, existem diversas curiosidades que enriquecem a história e o simbolismo das Olimpíadas.

5 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

1. Os aros olímpicos

Os cinco aros entrelaçados, símbolo das Olimpíadas, representam a união dos cinco continentes: África, Ásia, América, Europa e Oceania.

Criados pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador das Olimpíadas Modernas, as cores dos aros - azul, amarelo, verde, preto e vermelho - foram escolhidas para representar as cores presentes nas bandeiras de todas as nações do mundo na época.

2. A tocha olímpica

A tocha olímpica, símbolo de paz, unidade e esperança, tem uma longa história que remonta à Grécia Antiga.

Acredita-se que a chama tenha sido acesa pela primeira vez no Templo de Hera em Olímpia, durante os Jogos Olímpicos Antigos.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Na era moderna, a tocha olímpica percorre um longo trajeto, passando por diversas cidades, antes de chegar à cidade-sede dos Jogos.

3. Londres 1908 foi a Olimpíada mais longa da história

Apesar de a tradição ser que os Jogos Olímpicos durem cerca de duas semanas, a edição de 1908 em Londres foi a mais longa da história, com 42 dias de competições.

Os jogos aconteceram entre 27 de abril e 31 de outubro e diversos fatores contribuíram para essa extensão, como o grande número de modalidades esportivas e a participação de um número recorde de atletas.

4. Maria Lenk foi a primeira sul-americana a competir nos Jogos

Em 1932, Maria Lenk se tornou a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada e, nos Jogos de Los Angeles, disputou as provas de natação.

Ela tinha 17 anos na época e também foi a primeira brasileira a quebrar um recorde mundial — o dos 400m peito, em 1939.

Lenk além de abrir caminho para outras atletas brasileiras, marcou um importante momento para o esporte feminino no país.

VEJA TAMBÉM: 4 recordes olímpicos do atletismo "imbatíveis"

5. Michael Phelps é o maior medalhista 

O nadador americano Michael Phelps é um dos maiores nomes da história das Olimpíadas.

Com um total de 28 medalhas conquistadas em cinco edições dos Jogos (entre 2004 e 2016), Phelps se tornou o atleta mais medalhado da história das Olimpíadas, superando o recorde da ginasta soviética Larissa Latynina, que havia conquistado 18 medalhas.

Com informações de Brasil Escola

Tags

Autor