Olimpíadas 2024: 10 momentos icônicos de brasileiras na história

Para celebrar a presença feminina em Paris 2024, confira os melhores momentos em que as mulheres brasileiras fizeram história nos Jogos Olímpicos

Publicado em 17/07/2024 às 13:11 | Atualizado em 17/07/2024 às 13:12

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 será no próximo dia 26 de julho, e a lista de ídolos na delegação brasileira tem muitos nomes femininos. Este ano, o Time Brasil será representado majoritariamente por mulheres (55% da delegação).

Para celebrar a presença das mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos, o Blog do Torcedor preparou uma lista com os momentos mais importantes e históricos protagonizado por elas nas Olimpíadas.

10 momentos icônicos de brasileiras nas Olímpiadas

1. Primeira medalha do vôlei feminino

  • No ano de 1996, Atlanta recebeu os Jogos Olímpicos. Na ocasião, a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino conquistou a primeira medalha de sua história. A equipe foi consagrada com o bronze, ao vencer o duelo contra a Rússia. Esse também foi o primeiro bronze da história do esporte feminino brasileiro em Olimpíadas.

2. A primeira brasileira campeã no atletismo

  • Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Maurren Maggi se tornou a primeira brasileira campeã olímpica em uma modalidade no atletismo. Maurren, que é natural do estado de São Paulo, conquistou a medalha de ouro no salto à distância ao atingir a marca de 7,03 metros.

3. Sarah, primeira brasileira a ser campeã no judô.

  • Em 2012, as Olimpíadas de Londres foram palco para uma grande conquista na trajetória da judoca Sarah Menezes. Ao vencer Alina Dumitru, da Romênia, Sarah se tornou a primeira brasileira a ser campeã olímpica no judô.

4. Poliana conquista bronze na maratona aquática

  • Nas Olimpíadas do Rio 2016, Poliana Okimoto se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar o bronze na maratona aquática. Okimoto, natural da cidade de São Paulo, a princípio ficou em quarto lugar. No entanto, a desclassificação da segunda colocada fez com que ela alcançasse o bronze.

5. Rebeca Andrade, ouro na ginástica artística

  • A ginasta artística Rebeca Andrade encantou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. A carioca conquistou as medalhas de prata e ouro, se tornando também a primeira campeã olímpica da história da ginástica artística brasileira.

6. Ana Marcela, ouro na maratona aquática

  • Também nas Olimpíadas de Tóquio 2020, mais uma conquista histórica para o Brasil. A nadadora Ana Marcela Cunha se tornou a primeira campeã da história da natação feminina, conquistando a medalha de ouro na maratona aquática.

7. Prata da Fadinha do Skate

  • A skatista Rayssa Leal conquistou o coração dos brasileiros quando com menos de 14 anos, a 'Fadinha', como foi carinhosamente apelidada, alcançou o segundo lugar no skate brasileiro feminino. Com a conquista, Rayssa se tornou a medalhista mais jovem do esporte feminino brasileiro.

8. Primeiro bicampeonato olímpico

  • Nas Olimpíadas de Londres, o Brasil se tornou bicampeão olímpico pela primeira vez em uma modalidade feminina. A Seleção Brasileira de Voleibol Feminino alcançou o ouro ao vencer a partida final contra os Estados Unidos.

9. Beatriz Ferreira chega a final no boxe feminino

  • Em Tóquio, Beatriz Ferreira fez história ao se torna a primeira finalista do boxe olímpico feminino no Brasil.

10. Prata para a Seleção Feminina de Futebol

  • As Olimpíadas de Atenas foram um marco histórico para o futebol brasileiro feminino. A equipe canarinha chegou em sua primeira final olímpica da história e conquistou uma medalha de prata na edição. 

Tags

Autor