Quadro de medalhas Olimpíadas atualizado hoje (27/07): Veja resultados do Brasil
Acompanhe em tempo real os resultados da delegação brasileira neste sábado e saiba quando o Brasil ganhar as primeiras medalhas nas Olimpíadas
Apesar de já ter começado para alguns esportes como futebol e handebol, a Olimpíada de Paris teve seu dia 1 oficial neste sábado (27), com o início da disputa de diversas modalidades nos vários complexos esportivos do país-sede. Uma verdadeira festa do esporte que tornava até difícil escolher o que acompanhar.
Dono de uma das maiores delegações dos Jogos, o Brasil estrou diversas modalidades, como vôlei, basquete, judô, ginástica e surfe, por exemplo.
O balanço no geral poderia ter sido mais positivo com a conquista da primeira medalha verde e amarela e de algumas vitórias em esportes coletivos, como o vôlei de quadra. Contudo, nada que possa ser apontado como fora do contexto de um primeiro dia.
Resultados do Brasil hoje (27/07)
Brasil perde no judô e sai sem medalhas no primeiro dia
Não foi um bom começo para a modalidade que mais trouxe medalhas ao Brasil na história - 24 ao todo. O judô começou com duas derrotas, de Michel Augusto e Natasha Ferreira. Michel perdeu nas oitavas, enquanto que Natasha caiu logo na estreia.
“A gente fica um pouco triste, né? Vim me preparando muito, sacrificando muitas coisas. Na luta, dei meu melhor, fui até o final. Sabia que ia ser bem difícil, mas esperava ter ganhado. Agora, vou fazer mais treinamentos estratégicos para não cometer mais esses erros, que são detalhes que fazem a diferença”, disse Michel.
Esgrima: Nathalie passa mal e está fora
Na esgrima, a brasileira Nathalie Moelhausen passou mal durante sua luta e está fora dos Jogos. Segundo informações da Globo, ela tem um tumor benigno e será operada ainda nesta semana.
Ginástica: Arthur Nory erra e está eliminado
Bronze no Rio de Janeiro, Arthur Nory foi eliminado. Ele errou na barra fixa e está fora da final. Ele só competia nesse aparelho.
Já Diogo Soares segue na disputa, uma vez que se classificou para a final do individual geral. Ele obteve a 19ª colocação, com 81.999 pontos nos seis aparelhos. A final será na quarta-feira (31).
Natação disputa primeiras finais
Na natação, o Brasil começou garantindo as primeiras finais. No feminino, Maria Fernanda Costa fez o tempo de 4:03.47 nos 400 metros livres e está na final. Já no masculino, Guilherme Costa fez 3:44.23 e também está na final dos 400 metros livres.
Guilherme ficou em quinto na final, mesmo tendo feito o melhor tempo da carreira e o batido o recorde sul-americano. Ele chorou muito após o resultado e garantiu que irá melhorar para o futuro.
“Fiz tudo o que eu podia para vencer a prova, ou para pelo menos conseguir uma medalha. Os 400m era meu foco, mas agora vou sentar com meu treinador, analisar a prova e estabelecer as novas prioridades”, refletiu o atleta.
Já Maria Fernando acabou em sétimo. "O pódio era um objetivo difícil, mas não era impossível para mim. Eu treinei para isso, eu estou aqui para isso. Vou voltar para o Brasil para treinar ainda mais, evoluir no que eu vejo como gap e, em Los Angeles 2028, vou estar ainda mais preparada. Eu sei que posso brigar por essa medalha", disse a nadadora.
Skate e tênis adiados
Esporte que pode garantir a primeira medalha do Brasil, o skate teve estreia adiada no street masculino. Devido à chuva, a disputa passou para segunda-feira (29).
Algo parecido ocorreu com o tênis. As partidas de Bia Haddad, Laura Pigossi e da dupla Bia Haddad/Luisa Stefani foram adiadas para domingo (28).
Vôlei perde na estreia
Tricampeão olímpico, o Brasil perdeu para a Itália no vôlei por 3x1. Assim, terá que vencer a Polônia na segunda rodada para não se complicar na classificação.
Basquete perde para França
Quem também perdeu foi o basquete do Brasil. Apesar de ter feito um bom começo contra a França, o Brasil perdeu rendimento e acabou derrotado para os donos da casa pelo placar de 78 a 66.
Vôlei de praia ganha
O vôlei de praia, por outro lado, venceu. George e André bateram Abicha e Elgraoui, do Marrocos, por dois sets a zero.
Surfe tem primeiro dia
O surfe também teve seu primeiro dia e com brasileiros em ação Felipe Toledo acabou em segundo na sua bateria e foi para a repescagem.
Já Medina e Chumbinho passaram para as oitavas de final direto.