Beatriz Souza, medalha de ouro nas Olimpíadas, é sargento do Exército

Quinta colocada no ranking mundial, a brasileira conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Paris após vencer a israelense Raz Hershko.

Publicado em 02/08/2024 às 17:22

Medalhista olímpica, Beatriz Souza é terceiro sargento do Exército Brasileiro. Desde 2018, a judoca faz parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa.

Bia conquistou, nesta sexta-feira (2), a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas Paris 2024, na categoria "acima dos 78 kg".

Após a conquista, o Exército parabenizou a atleta através de suas redes sociais.

"A 3ª Sargento Beatriz Souza, militar do Exército Brasileiro e integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa, conquista a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024! (…) Os integrantes do Exército Brasileiro te parabenizam pela importante conquista e transmitem nosso orgulho de vê-la no lugar mais alto do pódio.”

Quinta colocada no ranking mundial, a brasileira Beatriz Souza se tornou campeã olímpica após a israelense Raz Hershko na final do judô feminino.

Na disputa, Bia aplicou um waza-ari na sua oponente e segurou a luta até o "estouro do relógio", saindo como vitoriosa e medalhista de ouro. A lutadora concedeu entrevista logo após a conquista.

"É inexplicável. É uma das melhores coisas do mundo", disse.

Quem é Bia Souza?

 

Nascida em Itariri, São Paulo, Beatriz Rodrigues de Souza tem 26 anos, 1,78m e pesa 115kg. Em campeonatos mundiais, a judoca obtém duas medalhas: Budapeste 2017, por equipes mistas, e Tashkent 2022, no individual.

A mais nova medalhista de ouro começou a praticar judô aos 7 anos, com o incentivo do pai, por ser considerada uma criança muito imperativa. Seu maior ídolo é o ginasta Arthur Nory.

O pai da brasileira, Poscedonio José, é o seu único familiar que pratica o esporte. Além do judô, Bia já praticou natação.

No ano passado, a paulista sofreu uma lesão no cotovelo e teve que passar uma cirurgia na região, que resolveu o problema.

Bia tem como tutora uma figura conhecida no judô mundial: Sarah Menezes, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 na categoria até 48kg.

Trajetória da Bia até o ouro olímpico

Nas oitavas de final, Beatriz estreou com vitória sobre a nicaraguense Izayana Marenco. Nas quartas, a adversária foi a sul-coreana Kim Ha-yun.

Após vencer Kim Ha-yun, a brasileira teve o seu maior desafio, até então, nos Jogos Olímpicos: a francesa Romane Dicko.

Mesmo tendo a torcida ao seu favor, e até mesmo a do presidente Emmanuel Macron - que estava presente na semifinal,  Romane Dicko não foi párea para vencer Beatriz Souza, que se classificou para a final olímpica.

O seu último desafio foi contra a israelense Raz Hershko. Em uma luta complicada, Bia saiu vitoriosa e conquistou a medalha de ouro no judô feminino.

 

Tags

Autor