Brasil conquista a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas 2024, com Beatriz Souza no judô

Nesta edição dos Jogos Olímpicos, o judô também trouxe para o país uma medalha de prata, com Willian Lima, e um bronze, com Larissa Pimenta

Publicado em 02/08/2024 às 12:02 | Atualizado em 02/08/2024 às 17:05

O Brasil conquistou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris. Nesta sexta-feira (02), a judoca Beatriz Souza conseguiu um waza-ari e derrotou a israelense Raz Hershko na categoria +78Kg.

Ao longo do dia, a brasileira também derrotou Izayana Marenco, de Nicarágua, e depois Kim Hayun, da República da Coreia, nas quartas de final, além da francesa Romane Dicko na semifinal.

"É inexplicável. É uma das melhores coisas do mundo", disse em entrevista após a luta. Natural do município de Itariri, em São Paulo, ela tem 26 anos, pesa 115kg e tem 1,78m de altura.

Essa foi a quinta medalha de ouro do judô para o Brasil. Nos Jogos Olímpicos 2024, a modalidade também trouxe para o país a prata, com Willian Lima, e um bronze, com Larissa Pimenta.

Quadro de medalhas das Olimpíadas 2024

Quem é Beatriz Souza, medalha de ouro em Paris?

Na carreira, a atleta brasileira também possui duas medalhas de prata em mundiais da categoria: uma em Budapeste, no ano de 2017, por equipes mistas, e na edição de Tashkent 2022, no individual.

Em março deste ano, Bia afirmou o seguinte: "A competição é o meu momento, é o meu ambiente de tranquilidade. Onde me divirto. O melhor lugar do mundo para mim", disse ao Olympic Channel.

  • Nome completo: Beatriz Rodrigues de Souza
  • Data de Nascimento: 20/05/1998.
  • Cidade de Nascimento: Itariri - SP.
  • Altura: 1.78m. Kumikata: Destra.
  • Técnicas favoritas: Harai-goshi e Osoto-gari.
  • Clube Atual: Esporte Clube Pinheiros.
  • Treinadores no clube: Leandro Guilheiro, Suelen Altheman, Marcelo Contini e Denilson Lourenço.
  • Clubes que já representou: Associação Budokan de Peruíbe e Sociedade Esportiva Palmeiras.
  • Treinadora na Seleção Brasileira: Sarah Menezes.

Regulamento do judô nas Olimpíadas 2024

A luta possui quatro minutos de duração. Se terminar e não houver vencedor, há o "gold score", como se fosse o "gol de ouro" no futebol. Portanto, quem pontuar primeiro vence o duelo.

Nesse caso, não há limite de tempo. Outra forma de vencer seria o adversário tomar três punições (shido). Isso faz o atleta ser desclassificado por, como exemplo, falta de combatividade.

Vídeo: veja quanto os atletas ganham por medalha

Tags

Autor