Coluna do Escrete: Base é uma das salvações do Santa Cruz
Santa Cruz vem fazendo algumas apostas em sua base e pode colher frutos a longo prazo, inclusive podendo sair da Série D com jogadores dela
Apesar de só voltar a jogar no ano que vem, o Santa Cruz já começa a trabalhar para a temporada 2025. E faz mais do que certo, afinal não há tempo a perder para quem deseja sair o mais rápido possível da Série D do Campeonato Brasileiro. E uma das movimentações interessantes que o clube vem fazendo diz respeito a sua base.
É certo que o Santa Cruz também não tem muita escolha. Com um orçamento enxuto, apostar nos jovens jogadores acaba sendo muito mais do que um investimento, é um caminho quase que único. Mas é possível se aproveitar dessa alternativa solitária.
Afinal, a base pode trazer frutos não só dentro de campo, mas fora dele. O rival Sport é uma prova disso com a venda de Pedro Lima para a Premier League.
Não que estejamos afirmando que o Santa Cruz vai relevar jogadores de Premier League do dia para a noite. Base exige tempo e paciência.
Mas é através dela que um clube como o Santa Cruz pode sair do fundo do poço. Temos vários exemplos disso na história do nosso futebol. Talvez um mais recente e de sucesso seja o Santos de 2002.
O Peixe não estava na Série D, é verdade, mas tinha investimentos curtos comparados a rivais como Corinthians e Palmeiras. Estava muito para trás. Diante disso, foi obrigado a apostar nos atletas da base e colheu frutos até muito rápido, com a geração de Diego Ribas, que deu um título brasileiro.
De lá para cá, o Santos virou referência em formação de atletas, tendo revelado nomes como Elano, Ganso e Neymar, por exemplo.
Guardados os devidos contextos, esse pode ser um modelo para o Santa Cruz. Até porque, como já dissemos, não há outro caminho. O Tricolor não pode contratar tanto. Logo, terá que ter em seu elenco jogadores da base. Etapas serão queimadas, é verdade, mas quem sabe não nasce um novo Ricardo Rocha ou Rivaldo desse cenário.
O caminho está aí e basta o Santa Cruz acreditar nele, colocando um trabalho sério e comprometido com o futuro e não apenas com resultados imediatos. Por mais que um título como o do Pernambucano seja importante para a torcida, subir para Série C e garantir certa estabilidade é quem irá trazer sucesso a longo prazo para o time do Arruda.