Olimpíadas 2024: Brasil perde para os Estados Unidos e fica com a prata no futebol feminino
A Seleção Brasileira passou pela Espanha nas semifinais, enquanto as norte-americanas bateram a Alemanha antes da final do futebol feminino
O Brasil perdeu por 1x0 para os Estados Unidos, neste sábado (10), no estádio Parc de Princes. O duelo foi válido pela final do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. Swanson marcou o gol do quinto título norte-americano das oito edições da competição.
Com o resultado, a Seleção Brasileira ficou com a medalha de prata. Essa é a terceira prata do país na história das Olimpíadas.
A terceira também da Rainha Marta, que já está em clima de despedida aos 38 anos. A camisa 10 do Brasil é a segunda maior artilheira da competição e possui 13 gols marcados em seis participações.
Curiosamente, perdeu o ouro nas três vezes para os Estados Unidos, que, agora, faturou cinco das oito edições. Em Atenas 2004 e Pequim 2008, o Brasil acumulou o mesmo resultado. O terceiro lugar de Paris 2024 ficou com a Alemanha, que passou na disputa do bronze pela Espanha.
Melhor no 1º tempo
A Seleção Brasileira Feminina de Futebol começou a partida levando mais perigo ao gol dos Estados Unidos. Sem se intimidar, teve duas boas chances com Ludmila.
A primeira parou nas mãos da goleira Naeher. A segunda parou no fundo gol, mas o tento foi anulado, pois a arbitragem marcou impedimento da atacante no lance.
O Brasil ainda teve um pênalti polêmico não marcado. Adriana arrancou pela ponta ponta direita e foi derrubada dentro da grande área. O VAR avaliou o lance, mas não apontou a penalidade.
Por fim, a goleira norte-americana voltou a brilhar. Em chute perigoso de Gabi Portilho, ela brilhou novamente.
Na defesa, o Brasil se comportou bem. Quando as norte-americanas passaram pela marcação, pararam na goleira Lorena.
Surpresa no início do 2ºT
Logo no começo da etapa final, aos 11 minutos, o Brasil vacilou em um erro de marcação e pagou caro. Após um erro ao rebater a bola e sair para o jogo no meio-campo, o seleção americana encontrou Swanson, livre, na ponta esquerda. A jogadora arrancou, invadiu a grande área e tirou da goleira Lorena.
Depois que os Estados Unidos abriu o placar, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol sentiu o gol. Mesmo jogando bem e o técnico Arthur Elias tendo acionado a craque Marta, que começou no banco de reservas, as jogadoras demoraram cerca de 20 minutos para retomar o controle do jogo.
No fim da decisão, voltou a controlar a posse de bola e ameaçou a seleção adversário. Porém, parou na goleira Naeher. No último lance do jogo, Adriana recebeu um cruzamento no lado direito, dentro da pequena área, e mandou de cabeça para a arqueira norte-americana realizar um brilhante defesa e, ainda mais, no contrapé.
Ficha do jogo
Brasil
Lorena; Thais, Lauren (Rafaelle) e Tarciane; Yayá (Ana Vitória), Duda Sampaio (Angelina), Adriana e Yasmin; Gabi Portlho, Jhenifer (Priscila) e Ludmila (Marta).
Técnico: Arthur Elias.
Estados Unidos
Naeher; Fox, Girma, Davidson (Sonnet) e Dunn; Albert, Coffey e Horan; Rodman, Swanson (Krueger) e Smith (Lynn Williams).
Técnica: Emma Hayes.
- Local: Parc des Princes, em Paris (FRA).
- Árbitra: Tess Olofsson (SUE).
- Assistentes: Almira Spahic (SWE) e Francesca Di Monte (ITA).
- VAR: Ivan Bebek (CRO).