"Ninguém vai parar a gente"; Tati Weston-Webb espera que medalha abra portas para patrocínios no surfe feminino

A brasileira, do Rio Grande do Sul, conversou com a reportagem após faturar a inédita medalha de prata para o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Publicado em 20/08/2024 às 6:04 | Atualizado em 21/08/2024 às 13:34

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a surfista brasileira Tatiana Weston-Webb concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Torcedor. Na conversa, não escondeu a alegria por ter conquistado a inédita medalha para o país no surfe feminino. Ela ficou com a prata após uma emocionante bateria final que acabou com uma diferença de 0,18 entre as notas: 10,50 x 10,33.

A medalha de ouro ficou com a norte-americana Caroline Marks. Até então, Tati Weston-Webb tinha sido soberana em todas as baterias das Olimpíadas. O surfe, tanto masculino quanto feminino, foi disputado no Taiti.

O esporte entrou na grade dos Jogos Olímpicos na edição anterior de Tóquio. Na ocasião, o Brasil levou a medalha de ouro com Ítalo Ferreira. Em Paris, ficou com o bronze de Gabriel Medina, além da prata da surfista.

Aos 28 anos, Tati realizou o sonho de representar o Brasil. Ela nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas com poucos meses de vida se mudou para a ilha de Kauai, no Havaí, junto com o pai e surfista inglês Douglas Weston-Webb e a mãe e bodyboarder brasileira Tanira Guimarães.

Confira a entrevista com Tati Weston-Webb

Medalhista olímpica

Está caindo a ficha ainda (risos)! Eu tenho poucas palavras para conseguir demonstrar como estou feliz e orgulhosa, porque sei o quanto me dediquei para ganhar essa medalha para nosso país.

Repercussão

Durante a competição não estava pensando na repercussão, estava muito focada nos treinos e na preparação mental para as provas. Então, estou vivendo esse momento tão especial, e todo esse carinho que venho recebendo de todos é algo que tem me surpreendido!

Jerome BROUILLET / AFP
Imagem da brasileira Tatiana Weston-Webb em ação nos Jogos de Paris 2024 - Jerome BROUILLET / AFP

Significado

Foi um momento muito intenso, trabalhei quatro anos para conquistar uma medalha. Foi um sonho realizado. Sonho em ganhar uma medalha desde criança. Foi um dia muito especial pra mim, surfar a minha onda preferida e ainda ganhar medalha! É uma sensação incrível. Eu cheguei lá, fiz o meu trabalho e conquistei uma medalha de prata inédita para o surf feminino brasileiro. Estou muito orgulhosa!

Impacto

Eu desejo que nós consigamos mais patrocínio e apoio. Desejo que as meninas que queiram se dedicar ao surf consigam ir atrás dos seus sonhos com bastante apoio, sobretudo dos patrocinadores. Não é fácil ter essa base financeira para participar dos eventos e ganhar experiência no mundo competitivo. O surf no Brasil está crescendo cada vez mais, contando com esse apoio dos patrocinadores, ninguém vai parar a gente.

Futuro

Eu amo surfar, essa é a minha paixão. Agora teremos a próxima etapa do campeonato mundial em Fiji e espero surfar bem para me classificar para o Finals em setembro. Vou continuar a me dedicar ao esporte para trazer cada vez mais orgulho para a torcida brasileira.

Los Angeles 2028

Ainda não pensei muito sobre isso, estou aproveitando cada momento da minha primeira medalha olímpica. Tem muitas competições pela frente, então agora não tenho essa resposta, mas em breve saberei.

AFP
Imagem da surfista brasileira Tatiana Weston-Webb em ação nos Jogos Olímpicos 2024 - AFP

Praia artificial

Eu acho que essa decisão tem dois lados. Surf dentro de uma piscina é muito diferente do surf no mar, onde tem uma conexão com Deus, são sentimentos diferentes. No mar, você não sabe se a onda vai vir e na piscina você sabe que ela vai vir. Então, eu acho que se transforma em algo mais previsível a maneira como você vai surfar dentro da piscina. Já no oceano é mais sobre reação e adaptação dependendo da situação apresentada. 

Brazilian Storn

Nesses jogos de Paris as pessoas puderam perceber o quanto o surf brasileiro é grande! Além disso, a gente se apoia muito, como uma família mesmo. Nós torcemos muito um pelo outro, realmente tem muito amor. Isso faz uma grande diferença no nosso time. O futuro do surf brasileiro é de sucesso! Vamos trabalhar muito para chegar nas próximas Olimpíadas com ainda mais força!

Conselho

Acredite nos seus sonhos, com bastante trabalho e dedicação tudo é possível. Espero que essa medalha traga mais esperança para as jovens que sonham em serem surfistas! Eu quero que elas se divirtam surfando, acima de tudo. Então, se elas estão confiantes e felizes no esporte, eu ficarei muito feliz também.

Tags

Autor