Brasil fora da Copa do Mundo 2026? Se não vencer o Equador, Seleção pode ficar fora até da zona de repescagem
Brasil enfrentará o Equador no Couto Pereira, em 6 de setembro, e chega pressionado em situação delicada na tabela das Eliminatórias
Nesta sexta-feira (6), a Seleção Brasileira tem o seu jogo mais importante sob o comando de Dorival Júnior, quando enfrentará o Equador, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 7ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Embora esteja invicto e tenha apresentado bons desempenhos contra Espanha e Inglaterra, finalistas da última Eurocopa, o treinador chega sob forte pressão para a partida contra os equatorianos.
E isso não passa pela má campanha na última Copa América, mas sim pelo legado deixado por Ramon Menezes e Fernando Diniz na classificação das Eliminatórias.
O Brasil vem de três derrotas consecutivas e é apenas o 6° colocado nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 com 7 pontos, menos da metade da Argentina, líder com 15 pontos.
No contexto atual, a Seleção Brasileira, ficaria com a última vaga direta para a Copa que acontecerá daqui a dois anos nos Estados Unidos, Canadá e México.
A situação só não é pior pelo aumento de vagas feito pela Fifa, que saltou de 32 para 48. Anteriormente, as seleções sul-americanas tinham direito a apenas quatro vagas diretas e o 5° colocado disputava a Repescagem.
Agora, a Conmebol tem direito a seis vagas diretas e o 7° disputa a Repescagem. Se o formato anterior ainda estivesse em vigor, o Brasil, único país a disputar todas as edições da Copa do Mundo, estaria, neste momento, fora de 2026.
Brasil pode sair de zona de classificação e até da repescagem para a Copa do Mundo 2026
Mas, apesar do formato mais cômodo, a necessidade de vitória do Brasil é de nível "urgente".
Caso perca ou até mesmo empate contra os equatorianos, que só perderam uma partida até aqui e até já venceram o Uruguai, o Brasil pode cair para 7ª colocação, que o deixaria fora da zona de classificação direta, mas até mesmo para o 8° lugar, que lhe deixaria automaticamente fora da Copa do Mundo 2026.
Para que isso aconteça, além do tropeço contra o Equador, Chile e Paraguai têm que vencer, respectivamente, Argentina e Uruguai, fora de casa, resultados bastante improváveis, mas que não apagam o sinal de alerta para a Seleção.
Transmissão ao vivo de Brasil x Equador
A partida será transmitida ao vivo pela Globo, na tv aberta, pelo Sportv, na tv fechada, e pelo serviço de streaming Globoplay, totalmente online e grátis com imagens.
Escalação da Seleção Brasileira
O time que Dorival deve começar jogando contra o Equador é o seguinte: