Sport: Números que o Leão precisa melhorar para subir de divisão
O Sport se aproximou do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro após somar sete pontos em três jogos, mas ainda precisa progredir em alguns aspectos
Apesar de não ter vencido o CRB na última quarta-feira (12), o Sport somou mais um ponto e se aproximou ainda mais do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas, para fazer ter uma reta final mais dominante, o Leão - agora comandado pelo técnico Pepa - precisa melhorar em alguns pontos dentro de campo.
Na temporada passada, após 24 partidas disputadas, o Sport havia somado 45 pontos e era o vice-líder da Segundona. Vale lembrar que o Leão teve uma queda de rendimento que o tirou do G4 e acabou custando o acesso em 2023. Já em 2024, o Rubro-Negro soma 39 e é o 6º colocado, estando a quatro pontos do 4º lugar.
Por outro lado, o Sport ainda tem uma rodada a menos que os adversários no G4, além de ter demonstrado melhora em campo desde a saída do técnico Guto Ferreira. Foram duas vitórias e um empate nas últimas três partidas, sendo quatro pontos somados como visitante.
Neste domingo (15), o Leão retorna aos gramados da Arena de Pernambuco para encarar o CRB pela 26ª rodada. O duelo será a oportunidade de mudar alguns fatores que podem atrapalhar a jornada do clube em busca do acesso para a Primeira Divisão do futebol brasileiro.
Números que o Sport precisa melhorar para subir de divisão
Primeiro tempo dominante
Segundo o levantamento do site Soccerway, o Sport seria o décimo colocado da Série B se fossem computados apenas os resultados da primeira etapa das partidas. Nos primeiros 45 minutos, em 24 partidas, o Sport somaria oito vitórias, oito empates e oito derrotas.
Isso também demonstra que o Leão tem um bom poder de reação na segunda etapa das partidas, como foram os casos do empate contra o CRB, além da vitória diante do Ituano e do próprio empate diante do Santos, fora de casa. Nas três situações, o Sport foi para o intervalo perdendo o jogo.
Mas nem sempre esse poder de reação é suficiente, como foi o caso das partidas contra o Vila Nova e contra o Brusque. O Leão acabou não conseguindo reverter a situação nos 45 minutos finais.
Balançar as redes primeiro
Ainda segundo os dados da Soccerway, o Sport - em média - sofre o primeiro gol da partida primeiro do que faz. Em casa, o Leão consegue se sobressair, balançando as redes em média aos 45 minutos de partida enquanto sofre aos 51 minutos.
Já como visitante, a diferença é mais gritante. O Rubro-Negro marca o primeiro gol em média aos 51 minutos, enquanto sofre aos 34.
Na média geral, o Leão marca o primeiro gol aos 48 minutos, enquanto sofre aos 43 dos adversários nesta Série B.
Tempo médio do primeiro gol marcado:
- Média geral: 48 minutos
- Como mandante: 45 minutos
- Como visitante: 51 minutos
Tempo médio do primeiro gol permitido:
- Média geral: 43 minutos
- Como mandante: 51 minutos
- Como visitante: 34 minutos