Greve geral dos jogadores: entenda porque atletas querem parar o futebol

A paralisação do futebol em grandes campeonatos europeus tem sido amplamente discutida ao longo de 2024, com o apoio de grandes jogadores.

Publicado em 24/09/2024 às 13:29 | Atualizado em 25/09/2024 às 10:06

Muitos jogadores estão concordando com a declaração de Rodri, do Manchester City, que afirmou que o calendário de jogos deste ano está excessivamente inflado e repleto de compromissos, comprometendo até o tempo de férias dos atletas.

Em entrevista coletiva na última terça-feira (17), o espanhol afirmou que uma paralisação está se tornando a única opção dos jogadores para que os dirigentes revisem o calendário, cada vez mais congestionado, especialmente após a ampliação da Champions League pela Uefa e a criação do novo Mundial de Clubes pela Fifa.

"Acho que essa [ideia de greve] é a opção geral dos jogadores. Se as coisas seguirem assim, vai chegar um momento em que não haverá outra opção", disse Rodri.

Grandes jogadores estão apoiando a paralisação dos campeonatos europeus, junto com Rodri, do Manchester City.

Por que os atletas querem a greve?

O aumento no número de jogos da Liga dos Campeões, um dos maiores campeonatos de futebol do mundo, foi um dos principais fatores que desencadeou esse movimento. Com o novo formato desta temporada, os clubes poderão disputar até 10 partidas a mais por ano.

A criação do Super Mundial de Clubes também prejudicará os jogadores, já que a competição será disputada entre junho e julho, reduzindo as férias dos atletas envolvidos.

E isso em um ano em que eles deveriam ter mais tempo de descanso para se preparar para a Copa do Mundo, que será disputada 12 meses depois.

A FIFA será processada?

A PFA (Associação dos Atletas Profissionais da Inglaterra) reforçou que está "abrindo procedimentos legais" contra a FIFA devido ao acúmulo de partidas gerado pela entidade com a criação do novo Mundial.

Tags

Autor