Assembleia Geral do Sport: Saiba horário, quem pode votar e o que está em jogo
Nova proposta de estatuto do Sport prevê a possibilidade da transformação do clube em SAF, além da mudança no modelo de gestão e eleições
Nesta sexta-feira (4), a torcida do Sport terá a oportunidade de decidir o futuro do clube Rubro-Negro. O Leão da Ilha marcou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de Sócios que coloca em voto a proposta do novo texto do estatuto que irá regir o clube.
A AGE está marcada para acontecer das 7h30 às 16h, na sede social da Ilha do Retiro (confira o documento da nova proposta de estatuto no final da matéria).
Caso aprovado, o novo estatuto entrará em vigor apenas no dia 1º de janeiro de 2025. Ou seja, as eleições presidenciais do Sport, que acontece no final deste ano, não serão afetadas pelo novo texto.
Em compensação, a chapa que vir a ser eleita terá que gerir o clube seguindo já o que for definido pelo novo estatuto.
Mas o que está em jogo?
O novo documento, apresentado pelo Conselho Deliberativo, possui 46 páginas e 155 artigos que propõem mudanças estruturais na gestão do Sport para um Conselho de Administração, nas regras eleitorais e no processo ético disciplinar, além de viabilizar a constituição de uma SAF no clube Rubro-Negro.
SAF do Sport
Tendência no futebol brasileiro, a Sociedade Anônima de Futebol como um caminho administrativo para o Sport já foi pauta entre a diretoria e o Conselho Deliberativo.
Apesar de não ter propostas formalizadas, o novo estatuto abre margem para que o clube viabilize esse caminho.
Ou seja, essa alteração no estatuto não significa que o Sport vai virar SAF, mas resguarda diversos setores e fatores referentes ao clube em caso de alguma transformação futura.
"Nós não estamos fazendo um "estatuto da SAF", apenas estamos adequando o estatuto à possibilidade da criação de uma SAF", ressaltou Ademar Rigueira, presidente da Comissão Especial.
"Do jeito que o estatuto era anteriormente, nós não poderíamos, por exemplo, discutir a SAF, admitir a possibilidade de uma SAF, porque isso não tinha previsão legal", completou.
Novo modelo de gestão
Uma das mudanças mais significativas na proposta de estatuto do Sport Club do Recife é a substituição do cargo de presidente do executivo por um Conselho de Administração.
Esse novo órgão será composto por um presidente, um vice-presidente e três conselheiros, todos eleitos diretamente pelos sócios para um mandato de três anos, sem possibilidade de reeleição consecutiva para o cargo de presidente do Conselho.
Caso a proposta seja aprovada, o Conselho de Administração será responsável pela indicação do Chefe Executivo Oficial (CEO), cargo que será remunerado.
Além disso, os dez diretores executivos também receberão remuneração, consolidando uma estrutura profissionalizada no clube. O objetivo é descentralizar o poder das decisões executivas e melhorar a eficiência administrativa na gestão do clube.
Quem pode votar?
Os sócios do Sport que podem participar da votação na Assembleia Geral são os integrantes do quadro desde o dia 4 de outubro de 2023, que possuam 18 anos no dia da votação e estejam adimplentes.
Caso o torcedor não saiba se está apto para votar nesta sexta-feira, basta acessar o site votacao.sportrecife.com.br, inserir o número do CPG na caixa de texto disponível e realizar a consulta.