4 exercícios fundamentais para fortalecer as pernas que podem ser feitos em casa
Realizar exercícios em casa é uma maneira eficaz de impulsionar a força, estética e resistência das suas pernas sem uso de equipamentos profissionais
![Mulher exercita as pernas](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2024/10/08/597x330/1_front_view_woman_doing_crouching_exercises__1_-32950506.jpg)
Treinar as pernas em casa é uma maneira eficaz de melhorar força, resistência e estética, sem utilizar equipamentos caros.
Depois de indicar exercícios para ombro e para os tríceps, nesta matéria vamos explorar a importância do treinamento de pernas e diferentes tipos de exercícios que podem ser feitos de forma caseira.
Qual a importância de treinar as pernas?
As pernas são responsáveis por suportar o peso do corpo e realizar movimentos diários. Fortalecê-las é importante para manter o equilíbrio muscular e aumentar performance em atividades que exigem esforço.
Fortalecer os músculos das pernas e quadris ajuda a prevenir lesões, melhorando a resistência e estabilidade. Além disso, pode ajudar na queima de calorias e melhorar a estética.
Exercícios para as pernas
1. Flexão plantar: Apoie-se na parede ou no encosto de um cadeira. Com a coluna reta e abdômen contraído, fique na ponta do pé e retorne à posição inicial.
Fazer em 3 séries de 12 a 20 movimentos e com 20 a 30 segundos de descanso entre cada uma.
2. Afundo: Dê um passo à frente com uma perna, abaixando o joelho de trás em direção ao chão. Mantenha o tronco ereto.
Fazer em 3 séries de 10 a 12 movimentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.
3. Agachamento búlgaro: Coloque uma perna atrás de você em um banco ou cadeira. Agache com a perna da frente, mantendo o tronco ereto e o joelho alinhado com o pé.
Fazer 3 séries de 10 repetições com cada perna, descansando 1 minuto entre cada série.
4. Elevação pélvica: Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés no chão. Levante os quadris, contraindo os glúteos e o core, até que seu corpo forme uma linha reta dos ombros aos joelhos.
Fazer 3 séries de 10 a 12 repetições.
Outras orientações
É fundamental executar os exercícios com técnicas corretas para evitar lesões e garantir que o trabalho com os músculos seja feito de maneira eficaz. Busque apoio de um profissional da área da educação física.
Além disso, permita que seus músculos se recuperem entre os treinos e consuma bastante água, alinhando com uma alimentação equilibrada.
Com informações do site Tua Saúde