Coluna do Escrete: "A" chance do Sport! Sequência de três jogos na Ilha do Retiro pode garantir o acesso

Rubro-negro disputará três jogos consecutivos na Ilha do Retiro entre os dias 16 e 24; caso conquiste três vitórias, ficará a 3 pontos do acesso

Publicado em 13/10/2024 às 8:00

No começo da Série B, os jogos atrasados do Sport representavam um problema para o rubro-negro, Mariano Soso que o diga, uma vez que deixaram o Leão numa defasagem de 6 pontos a disputar com relação aos adversários.

Tal situação tornava complexa a análise da real situação do Sport na briga pelo acesso, com os tais 6 pontos fazendo a diferença que deixavam time pernambucano, ora fora do G4, suficiente para não só entrar nele, como até mesmo para assumir a liderança.

Mas a "compensação" virá com "juros e correção", uma vez que o Sport fará os próximos três jogos, contra Operário, Botafogo-SP e Guarani, na Ilha do Retiro, cumprindo a sua partida atrasada e como favorito em todos os confrontos, com a chance real de conseguir 9 pontos que seriam cruciais para o acesso.

Com 53 pontos conquistados após a vitória contra o Novorizontino, Sport, atual 3° colocado na tabela, está a 12 pontos do "número mágico" de 65 pontos, que, à exceção do no ano de 2012, quando o São Caetano somou 71 pontos e não subiu, foi suficiente para garantir o acesso à primeira divisão.

A "mágica" dessa pontuação se sustenta também na matemática. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, um time que atingir os tais 65 pontos, tem mais de 99% de chances matemáticas de conquistar o acesso.

A história, como já dito acima, também respalda tal projeção. Considerando os últimos 10 anos, a média de pontuação necessária para conquistar o acesso (pontuação do 5° colocado mais 1 ponto) é de 60,7 pontos, o que implica em dizer que 62 pontos é a pontuação média necessária para subir à Série A entre 2013 e 2024. 

Segundo os cálculos da UFMG, 62 pontos dão, hoje, 90% de chance de acesso, o que, portanto, implica em dizer que o Sport pode conseguir a pontuação que lhe garantirá o acesso no jogo contra o Guarani, no dia 24, embora seja provável que tal confirmação não se dê neste dia.

De qualquer forma, seja puxando a conta para cima ou para baixo e até mesmo caso não conquiste todos os 9 pontos que disputará, o fato é que o Leão da Ilha tem "A" chance para encaminhar o tão aguardado retorno à primeira divisão.

Portanto, embora não haja dúvidas de que isso acontecerá, o intervalo entre os dias 16 e 24 de outubro, quando acontecerão os três jogos é momento da torcida rubro-negra fazer aquilo que faz de melhor: tornar a Ilha do Retiro um caldeirão.

Tags

Autor