Fifa é denunciada por ligas europeias e sindicato por abuso no calendário

Principal queixa do grupo é a realização do novo Mundial de Clubes. Torneio é alvo de protestos por parte de jogadores e treinadores.

Publicado em 14/10/2024 às 14:49

Nesta segunda-feira (14), as principais ligas da Europa, em conjunto, com a FIFPRO, sindicato internacional dos jogadores, protocolaram uma denúncia contra a Fifa por abusos no calendário mundial.

A denúncia foi feita à Comissão Europeia. Por meio de coletiva de imprensa, David Terrier, presidente da FIFPRO, explicou os motivos da decisão.

''Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas'', afirmou o presidente.

Em comunicado, as entidades afirmam que há ''imposição de decisões no calendário internacional'' e alegam que a postura configura um ''abuso de poder'', o que vai contra as leis da União Europeia.

Qual é a principal reivindicação?

A principal queixa é a realização do novo Mundial de Clubes, que será disputado entre os meses de junho e julho do próximo ano.

A competição será disputada por 32 equipes. As principais críticas foram realizadas por parte de jogadores dos grandes clubes europeus.

Um dos críticos do torneio foi o volante Rodri, que defendeu a realização de uma greve. O espanhol é um dos símbolos do movimento, já que o jogador do Manchester City sofreu uma grave lesão, que tirou o atleta do restante da temporada.

A intenção da denúncia é obrigar a Fifa a incluir outras entidades no processo de formação do calendário internacional.

Em publicação compartilhada nas redes sociais, a FIFPRO publicou uma série de entrevistas em que atletas reclamam do aumento do número de partidas.

Tags

Autor