Sport vive semana decisiva nos bastidores das eleições do clube

Eleições do Sport ocorrem no dia 16 de dezembro, mas antes o clube vive uma definição importante no que diz respeito às candidaturas

Publicado em 01/12/2024 às 19:52
Google News

Após a semana de festas pelo acesso à Série A do ano que vem, o Sport começa a olhar para o futuro. Além das definições sobre o elenco e o técnico Pepa, o Leão também tem outra decisão importante daqui a 15 dias: a eleição para o presidente executivo do clube. E ela promete ter os bastidores agitados nesta semana.

Ao todo, três chapas se inscreveram, sendo uma da situação e duas da oposição. O caso da situação é o que vem mais rendendo holofotes neste momento, com alguns questionamentos sobre a viabilidade do presidente Yuri Romão ser candidato.

O debate ocorre porque Yuri foi eleito vice-presidente em 2020, na chapa encabeçada por Leonardo Lopes. Contudo, o presidente se afastou em 2021 e renunciou em definitivo em 2022, com Yuri assumindo o cargo nas duas ocasiões. No fim de 2022, Romão foi candidato e venceu a eleição, o que para muitos foi a reeleição dele.

A questão está aí já que o estatuto do clube só permite uma reeleição. Nesse caso, Yuri não poderia ser candidato, se tal interpretação for feita. Alguns grupos políticos entendem isso, inclusive entre os tradicionais apoiadores de Yuri, como Gustavo Dubeux e João Humberto Martorelli, que racharam com Romão nesse momento.

"Acontece que nesta semana houve uma mudança, ele inclusive tinha ressaltado que não podia porque já tinha colaborado três anos, tinha se prejudicado financeiramente e agora ele tinha que voltar às suas atividades. Ele mudou de ideia. Sem dar satisfação a essas pessoas que que lá estavam, né? Eu acho que deveria ter uma reunião, mas isso aí foi o retrato da má condução", disse Dubeux ao repórter Igor Moura, da Rádio Jornal, na semana passada.

Por outro lado, há um entendimento de que Yuri teria direito a uma reeleição já que assumiu o cargo de outro presidente eleito, que no caso foi Leonardo Lopes.

A definição dessa situação deve ocorrer nesta semana, após análise da comissão eleitoral do clube. Já um pedido de impugnação da chapa de Yuri Romão em curso e esse pedido será analisado. 

Caso haja o indeferimento da candidatura de Yuri, a chapa da situação teria que encontrar outro nome. Lembrando que Dubeux e Martorelli defenderam a viabilidade da candidatura do empresário José Roberto Moura, o que acabou não ocorrendo.

Lembrando que toda essa definição irá ocorrer para um pleito que vai ser realizado no dia 16 de dezembro. Poderão votar os sócios maiores de 18 anos, adimplentes e que sejam sócios a pelo menos um ano do clube.

Confira as chapas inscritas na eleição do Sport

É daqui pra cima

  • Presidente: Yuri Romão
  • Vice-presidente: Raphael Campos

Leões pela mudanças

  • Presidente: Rafael Arruda
  • Vice-presidente: Matheus Souto Maior

Sport para todos

  • Presidente: Carlos Antônio Filho
  • Vice-presidente: Marcos Cabral

Tags

Autor