Sport: Yuri Romão rebate Dubeux e Leonardo Lopes após rompimento político
As eleições pelo poder executivo do Sport tem se tornado uma novela por parte do lado da situação, encabeçada pelo atual presidente Yuri Romão
Em meio à posicionamentos contrários à candidatura de Yuri Romão à reeleição para a presidência do Sport Club do Recife, o gestor rubro-negro mandou uma nota ao jornalista Ralph de Carvalho, da Rádio Jornal, rebatando ex-dirigentes que estavam do mesmo lado político durante o ano.
A fala envolve os nomes dos ex-presidentes Leonardo Lopes, que encabeçava a chapa em que Yuri foi eleito como vice-presidente, e Gustavo Dubeux, que se posicionou publicamente contra a candidatura de Romão.
"Depois da reestruturação administrativa, financeira e patrimonial do clube, e mais ainda, termos alcançado o maior objetivo da gestão, que era o acesso à elite do futebol do Brasil, os ex-presidentes Leonardo Lopes e Gustavo Dubeux estão querendo colocar seus projetos pessoais de poder em detrimento do futuro sustentável do clube", disse Yuri Romão em nota.
Um dos que "pularam do barco" de Romão, Gustavo Dubeux falou que o atual gestor teria ido contra um suposto acordo, que colocaria outro nome como cabeça de chapa para as eleições do Sport.
Houve uma má condução por parte dele (Yuri Romão). Houve uma reunião com todo o grupo político dele e outras pessoas, ficando pactuado uma situação de uma uma chapa. E o candidato naquela ocasião era o Zé Roberto, com Rafael Navice, Admar Rigueira como presidente do conselho e Kaulla como vice", disse Dubeux em entrevista a Igor Moura, da Rádio Jornal.
Perigo de impugnação
Uma das polêmicas na candidatura de Yuri Romão é, justamente, a possibilidade da chapa gerar um imbróglio jurídico.
Uma das chapas de oposição, "Leões pela Mudança", encabeçada por Rafael Arruda, entrou com pedido de impugnação contra a chapa da situação, alegando que ele não pode ser candidato.
A argumentação é que Yuri não poderia ser candidato uma vez que assumiu o executivo em 2021, quando Leonardo Lopes renunciou, e se reelegeu em 2022, quando já ocupava o cargo de presidente.
Dessa forma, entende-se que a candidatura de agora seria uma segunda reeleição, o que é proibido pelo Estatuto do Clube, aprovado em 2005 e que irá regir o clube até o final deste ano.
Eleições do Sport
As eleições do Sport ocorrem no dia 16 de dezembro, com votos dos sócios maiores de 18 anos, adimplentes e que sejam sócios a pelo menos um ano do clube.
Confira as chapas inscritas na eleição do Sport
É daqui pra cima
- Presidente: Yuri Romão
- Vice-presidente: Raphael Campos
Leões pela mudanças
- Presidente: Rafael Arruda
- Vice-presidente: Matheus Souto Maior
Sport para todos
- Presidente: Carlos Antônio Filho
- Vice-presidente: Marcos Cabral