SAF de R$ 1 bilhão: Santa Cruz se aproxima de proposta não vinculante
Segundo apuração do Blog do Torcedor, o presidente Bruno Rodrigues já viajou para São Paulo para assinar a proposta bilionária da SAF tricolor
A diretoria do Santa Cruz está cada vez mais próxima de formalizar a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube. Segundo apuração do Blog do Torcedor, o presidente tricolor, Bruno Rodrigues, já viajou para São Paulo para assinar uma proposta não vinculante que gira em torno de R$ 1 bilhão em 10 anos.
O valor da SAF foi antecipado pelo Podcast Beberibe 1285 e confirmada pela reportagem.
A negociação também irá envolver o patrimônio da Cobra Coral, já que o investimento prevê a modernização do Estádio do Arruda, do Centro de Treinamento Ninho das Cobras e das categorias de base.
Já de acordo com informação antecipada pela 98 Esportes e também apurada pelo Blog do Torcedor, um dos responsáveis por investir na SAF do Santa Cruz será o empresário Vinícius Diniz, ex-sócio do Athletic-MG. A operação junto à Cobra Coral vem logo após Diniz vender a parte dele do clube mineiro.
Além dele, outros quatro investidores mineiros do mercado financeiro também estarão envolvidos na SAF do Santa Cruz.
Quem é Vinícius Diniz?
Empresário do ramo imobiliário há mais de 20 anos, Vinícius Diniz decidiu investir no futebol logo após as mudanças na "Lei da SAF", viabilizando grandes investimentos nos clubes brasileiros da modalidade.
Diniz fundou o Grupo Futbraz - atualmente chamada de F&P Gestão Esportiva - e optou por investir no Athletic Club, da cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, comprando 90% da SAF do clube.
Atuando no alvinegro desde 2022, o investimento rendeu grandes frutos, já que o Athletic foi da Série D do Campeonato Brasileiro até a conquista do acesso para a Série B, no último ano.
Na segunda metade de 2024, o empresário vendeu sua parte das ações do clube mineiro para um empresário de Dubai, nos Emirados Árabes.
O que é uma proposta não vinculante?
Uma proposta não vinculante para uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um documento inicial em que um investidor e o clube expressam a intenção de negociar os termos para a criação da SAF. Esse acordo não compromete juridicamente nenhuma das partes.
Ela define os principais pontos de interesse, como investimentos, gestão e quitação de dívidas, servindo como um "rascunho" para orientar negociações mais detalhadas.
Caso as tratativas avancem, essa proposta evolui para uma proposta vinculante, que estabelece obrigações legais entre as partes.
Veja também: Santa Cruz tem movimentação nos bastidores antes de estreia no Pernambucano; confira