SAF do Santa Cruz: Valor, dívida, prazo e próximos passos; Perguntas e respostas

Torcedor do Santa Cruz foi surpreendido nesta sexta-feira com a informação de que o clube teria encaminhado acordo com grupo de empresários

Publicado em 10/01/2025 às 13:22
Google News

SAF do Santa Cruz. O torcedor coral só fala nisso. E nesta sexta-feira (10), a torcida coral ganhou motivos a mais para debater o assunto. Isso porque surgiu a informação de que um gruo de empresários mineiros estaria perto de acordo com a SAF tricolor.

De acordo com apuração do Blog do Torcedor, um dos responsáveis por investir na SAF do Santa Cruz será o empresário Vinícius Diniz, ex-sócio do Athletic-MG. A operação junto à Cobra Coral vem logo após Diniz vender a parte dele do clube mineiro.

Além dele, outros quatro investidores mineiros do mercado financeiro também estarão envolvidos na SAF do Santa Cruz.

Abaixo, perguntas e resposta sobre a SAF do Santa Cruz

Qual valor da SAF do Santa Cruz?

A informação inicial é que o grupo iria investir cerca de R$ 1 bilhão no Santa Cruz. Contudo, esse investimento não é apenas no futebol. Haveria investimentos na estrutura do clube, como estádio do Arruda e Centro de treinamento.

Prazo de investimento

O prazo inicial de investimento seria de 10 anos.

Quem autoriza?

Apenas o presidente Bruno Rodrigues. Cabe a apenas ele dizer sim ou não para a SAF. Ao contrário de outros clubes, não há necessidade da Assembleia de Sócios.

Dívida do Santa Cruz

De acordo com o último balanço financeiro do Santa Cruz, referente ao ano de 2023, o Santa Cruz tem um passivo de R$ 305.305.205.

Quem é Vinícius Diniz?

Empresário do ramo imobiliário há mais de 20 anos, Vinícius Diniz decidiu investir no futebol logo após as mudanças na "Lei da SAF", viabilizando grandes investimentos nos clubes brasileiros da modalidade.

Diniz fundou o Grupo Futbraz - atualmente chamada de F&P Gestão Esportiva - e optou por investir no Athletic Club, da cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, comprando 90% da SAF do clube.

Atuando no alvinegro desde 2022, o investimento rendeu grandes frutos, já que o Athletic foi da Série D do Campeonato Brasileiro até a conquista do acesso para a Série B, no último ano.

Na segunda metade de 2024, o empresário vendeu sua parte das ações do clube mineiro para um empresário de Dubai, nos Emirados Árabes.

Próximos passos

A partir de agora, as negociações seguem. O presidente Bruno Rodrigues estaria em São Paulo para fechar o acordo da proposta não vinculante, sem compromisso judicial. Após isso, as negociações seguiriam para feitura de contratos e cláusulas. Apenas após essa série de formalidades, que envolve o acompanhamento de advogados do clube e dos empresários, é que o contrato seria assinado de fato.

Não existe um prazo para esse acordo ser fechado. Contudo, a expectativa é que tudo estando certo o acerto ocorra ainda neste ano.

Tags

Autor