Coluna do Escrete: Sport e Náutico vencem na estreia da Copa do Nordeste e impulsionam "retomada" do futebol pernambucano
Leão e Timbu começaram campanha na Copa dos Clássicos com vitórias importantes; último título pernambucano foi há 11 anos, com o Sport
Pernambuco começou a Copa do Nordeste 2025 com o pé direito! Na última quarta-feira, Sport e Náutico venceram, respectivamente, Ferroviário e Ceará e conquistaram não apenas duas vitórias importantes, como alcançaram um feito inédito.
Desde 2012, quando a Copa do Nordeste voltou a ser disputada, nunca todos os times pernambucanos participantes haviam vencido na primeira rodada.
É verdade que o feito acaba diminuído pelo fato do estado ter apenas dois times participantes nesta edição após as eliminações de Retrô e Santa Cruz na fase eliminatória.
Além disso, em outros anos, a exemplo de 2020, dois times pernambucanos já venceram na estreia, o que tira um pouco do brilho do feito da dupla.
No entanto, para além desses números que "isolados" representam pouco, as vitórias de Leão e Timbu vem para impulsionar ainda mais um momento de retomada que o futebol pernambucano vem vivendo após anos de decepção.
Para exemplificar essa tal retomada, em 2025, Pernambuco:
- Volta a ter um representante na Série A depois de quatro anos com a presença do Sport
- Vê o "ressurgimento" do Santa Cruz, que volta à disputa do Campeonato Brasileiro após um ano sem calendário nacional e, de quebra, entrou em acordo para uma SAF de R$ 1 bilhão em 15 anos
- O Retrô vem de um título nacional, da Série D, e disputará a Série C de 2025 ao lado do Náutico; tornando real as chances do futebol pernambucano ter dois representantes na Série B em 2026
Sport busca o Tetra e o Náutico o título inédito para desafiar hegemonia cearense
As vitórias sobre Ferroviário e Ceará se tornam ainda mais simbólicas por que foram em cima de times cearenses, que venceram cinco das últimas seis edições da Copa do Nordeste e que, não apenas por isso, fazem do Ceará o estado dominante da região na atualidade.
Um título de Sport ou Náutico engrandeceria bastante o futebol pernambucano.
Caso o Leão vença, sairá de uma fila que já dura 11 anos, conquistará o tão sonhado Tetracampeonato e, de quebra, se tornará o maior campeão da história da competição ao lado de Bahia e Vitória e se colocando novamente à frente da dupla cearense Fortaleza e Ceará.
Caso o Timbu seja campeão, conquistará um feito inédito em sua história, talvez o título mais importante da mesma e, em consequência, faria de Pernambuco o único estado com três times campeões, além de reduzir a vantagem em títulos totais que Ceará e Bahia possuem.
Ao todo, a Bahia tem 8 títulos, sendo quatro do Bahia e quatro do Vitória, Ceará tem 6 títulos, sendo três do Fortaleza e outros três do Ceará, ao passo que Pernambuco traz em seu histórico 4 títulos, sendo três do Sport e um do Santa Cruz.
É claro que há muita coisa para acontecer na competição e que as vitórias na estreia ainda não são suficiente para deixar Sport e Náutico à frente em favoritismo em relação a Bahia e Fortaleza, que possuem o melhor resultado recente, orçamento maiores e disputam a Libertadores no ano.
Mas, dado tudo o que foi descrito nesta publicação, fica difícil não ter esperanças de que sim, 2025 pode significar uma retomada do futebol pernambucano.