Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô tomam dura decisão contra FPF-PE
Os quatro clubes pernambucanos emitiram uma nota conjunta cobrando mudanças na arbitragem para o decorrer do Campeonato Pernambucano

Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô exigiram que a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) adote o árbitro de vídeo (VAR) e a arbitragem de fora do Estado nos próximos jogos. A decisão foi tomada pelos clubes em nota conjunta, que foi divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (27).
-
Com time misto, Sport vence a primeira no Campeonato Pernambucano 2025
-
Com gol polêmico, Náutico bate o Santa Cruz, mantém tabu e acirra disputa no Pernambucano
"Os quatro clubes fecharam o entendimento inédito da necessidade de utilização do VAR nos jogos do Campeonato Pernambucano 2025 que os envolverem, além da escalação de árbitros de fora do quadro da Federação Pernambucana de Futebol", destacou a nota.
"Através de uma solicitação formal à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), os quatro clubes exigem que as medidas sejam adotadas com o objetivo de garantir uma competição mais justa e equilibrada entre todos os 10 clubes", acrescentou.
A medida acontece após o polêmico clássico entre Náutico x Santa Cruz, o primeiro do Estadual. No gol da vitória do Timbu, os tricolores ficaram na bronca e questionaram um possível domínio da bola com a mão por parte de Bruno Mezenga, autor da assistência para o tento de Paulo Sérgio.
Em forma de protesto sobre a arbitragem, o técnico coral Itamar Schülle apenas fez um breve pronunciamento e não concedeu entrevista coletiva após a partida. Por outro lado, o diretor de futebol Allan Araújo desabafou sobre o nível dos árbitros pernambucanos e a gestão da entidade local sobre o setor.
No dia seguinte ao clássico, a árbitra Deborah Cecília acabou afastada. Ele comandou o trio de arbitragem do clássico, que ainda teve José Romão e Ricardo Nunes como assistentes.
Resposta da FPF-PE
Em nota oficial, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) respondeu aos pedidos feito por Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô. Em relação aos árbitro de fora do Estado, a entidade afirmou que será solicitado e avaliado "jogo a jogo". Sobre o VAR, explicou que só será adotado a partir das quartas de final por "fatores técnicos, logísticos e financeiros".
"As solicitações serão encaminhadas à Comissão Nacional de Arbitragem e serão analisadas jogo a jogo. Conforme decidido no Conselho Técnico, os clubes participantes podem solicitar a escalação de árbitro de fora do Estado, desde que esses sejam pertencentes ao quadro Fifa", pontuou a FPF-PE.
"Por questão de isonomia entre todos os clubes participantes e em conformidade com a decisão tomada no Conselho Técnico, o VAR será implantado a partir das fases eliminatórias. Essa decisão foi tomada considerando os fatores técnicos, logísticos e financeiros, visando atender de forma equilibrada a todas as equipes", completou.
Árbitro locais para a próxima rodada
Apesar da exigência dos quatro principais clubes do Estadual, a Federação emitiu a escala da arbitragem para a 5ª rodada com o quadro local. Para o jogo entre Santa Cruz x Retrô, nesta terça-feira (28), Nairon Pereira será o juiz e terá Victor Lavor e Wagner Cabral como assistentes.
Na quarta-feira, Sport x Jaguar terá Hugo Figueiredo como árbitro. Além dele, a partida ainda vai contar com Humberto Martins e Matheus Valentim como assistentes. Por fim, na quinta-feira (30), Náutico x Maguary terá Diego Fernando como árbitro e Francisco Chaves e Fernando Antônio como auxiliares.