Ministério Público pede jogos de portões fechados para Santa Cruz e Sport "até que sejam apresentadas soluções"

O Governo de Pernambuco já determinou que os próximos cinco jogos de Santa Cruz e Sport sejam realizados sem a presença dos torcedores

Publicado em 01/02/2025 às 22:28
Google News

Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) solicitou que os jogos de Santa Cruz e Sport sejam realizados de portões fechados. A entidade explicou que a medida deve ser tomadas pelas autoridades de segurança público até que "que sejam apresentadas soluções".

O posicionamento aconteceu após o Clássico das Multidões, neste sábado (1º), que ficou marcado pelos atos de violência entre as uniformizadas dos dois times antes da partida.

"O Ministério Público de Pernambuco expediu uma recomendação à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Santa Cruz Futebol Clube, Sport Club do Recife e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que adotem medidas para as próximas partidas dos dois clubes", comunicou o órgão.

"O MPPE, seguindo a Lei Geral do Esporte, orienta que os jogos sejam realizados sem a presença de público, independentemente do adversário ou da competição, até que sejam apresentadas soluções eficazes para a prevenção da violência nos estádios", acrescentou em nota oficial.

O MP-PE ainda pede que seja implementado o quanto antes o reconhecimento facial nas entradas dos estádios de Pernambuco. Outra medida solicitada é o "controle de imagens do evento".

"Outra medida é que seja solicitado apoio das autoridades de segurança pública para reforçar o monitoramento e o controle nos eventos esportivos organizados sob sua responsabilidade. Também se deve encaminhar relatório detalhado com as providências adotadas e um cronograma para a reavaliação da medida", comentou o MP-PE.

Estado determina portões fechados para Santa Cruz e Sport

Após o Clássico das Multidões, o Governo de Pernambuco determinou que Santa Cruz e Sport joguem os próximos cinco jogos como mandante de portões fechados. A medida vale para as partidas da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Veja a nota do Ministério Público de Pernambuco na íntegra

Devido às cenas de violência que ocorreram no Recife, neste sábado (1º/2), antes da partida entre Santa Cruz e Sport, o Ministério Público de Pernambuco expediu uma recomendação à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Santa Cruz Futebol Clube, Sport Club do Recife e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que adotem medidas para as próximas partidas dos dois clubes.

O MPPE, seguindo a Lei Geral do Esporte, orienta que os jogos sejam realizados sem a presença de público, independentemente do adversário ou da competição, até que sejam apresentadas soluções eficazes para a prevenção da violência nos estádios.

É ainda necessário que se estabeleçam critérios rigorosos para o retorno do público, incluindo um plano de segurança detalhado e validado pelos órgãos competentes, bem como a adoção urgente do cadastro de acesso aos estádios com identificação facial e controle de imagens do evento conforme exigido pela legislação vigente.

Tags

Autor