Santa Cruz x Sport: Ministério do Esporte cobra punição aos envolvidos nos atos de violência

O 1º Clássico das Multidões de 2025 foi marcado por pânico e terror nas ruas da Região Metropolitana do Recife antes da bola rolar no estádio

Publicado em 01/02/2025 às 21:48
Google News

Em nota oficial, o Ministério do Esporte lamentou as cenas de violência antes do jogo entre Santa Cruz x Sport, neste sábado (1º), no Arruda. A pasta do Governo Federal cobrou uma "investigação rigorosa e a responsabilização de todos os envolvidos". Além disso, ainda frisou que medidas precisam ser tomadas por todos os agentes para que as barbáries não sejam repetidas em Pernambuco.

"O Ministério reforça a necessidade de investigação rigorosa e a responsabilização de todos os envolvidos. Também defendemos ações coordenadas entre autoridades públicas, clubes, federações e torcedores para prevenir episódios de violência", afirmou.

"No final do ano passado, lançamos a campanha Cadeiras Vazias justamente com o objetivo de iniciar o debate e unir todos os atores em prol da paz nos estádios. Nosso compromisso é com a construção de um ambiente esportivo seguro e acolhedor", acrescentou, em nota.

Em campo, o Santa Cruz venceu por 1x0 o Sport, só que o triunfo ficou coberto pela selvageria que marcou a tarde do Recife neste sábado (1º). A governadora Raquel Lyra garantiu que os envolvidos serão punidos.

A gestora ainda determinou que os próximos cinco jogos dos dois clubes em Pernambuco sejam realizados de portões fechados. A medida serve para as partidas locais e também nacionais. Ou seja, nas competições da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Veja a nota do Ministério do Esporte na íntegra

O Ministério do Esporte lamenta e manifesta total repúdio aos atos de violência registrados em Recife (PE), antes do clássico entre Santa Cruz e Sport. As cenas lamentáveis de confronto entre torcedores não condizem com os valores que o esporte deve promover, como respeito, união e convivência pacífica.

O futebol é uma expressão cultural e popular que mobiliza paixões e gera oportunidades de confraternização entre os cidadãos. A transformação desse ambiente em palco de violência é absolutamente inadmissível e prejudica a imagem do esporte, afugenta famílias dos estádios e coloca em risco a segurança de todos os envolvidos.

O Ministério reforça a necessidade de investigação rigorosa e a responsabilização de todos os envolvidos. Também defendemos ações coordenadas entre autoridades públicas, clubes, federações e torcedores para prevenir episódios de violência.

No final do ano passado, lançamos a campanha Cadeiras Vazias justamente com o objetivo de iniciar o debate e unir todos os atores em prol da paz nos estádios.

Nosso compromisso é com a construção de um ambiente esportivo seguro e acolhedor. Continuaremos trabalhando para garantir que o esporte seja um espaço de integração e não de divisão.

Tags

Autor