Histórico mostra que brigas em Santa Cruz x Sport tornaram-se uma rotina triste do Recife
Organizadas de Santa Cruz e Sport protagonizaram brigas nas ruas do Recife e espalharam terror no sábado (1), antes do clássico do Pernambucano
As cenas de violência e terror do último sábado (1), protagonizadas pelas organizadas de Santa Cruz e Sport, infelizmente já não são mais surpresa na rotina do futebol pernambucano.
Pela brevidade, o caso mais recente é o que fica na memória e, às vezes, até acaba escondendo o histórico de brigas e violências das organizadas. Contudo, olhando para o passado, mesmo que em um período curto, como dois ou três anos, é possível recordar cenas assustadoras envolvendo as organizadas.
Abaixo, um breve histórico desses confrontos em clássicos. O mais curioso é que datas se repetem e cenas se repetem, o que não justifica o "fator surpresa" dos episódios.
Aniversário do Santa Cruz - 03/02/2020
A festa de aniversário do Santa Cruz, comemorada no bairro da Boa Vista, há cinco anos, ficou marcada pela invasão da organizada do Sport, provocando muita correria e pavor em torcedores, entre eles mulheres e crianças. As cenas tiveram registro de tiros e pessoas feridas.
Sport x Santa Cruz - 19/02/2022
O clássico da sétima rodada do Pernambucano de 2022 foi marcado por cenas de selvageria e violência antes da partida. As agressões chocaram as redes sociais. Em uma das cenas, um torcedor é covardemente agredido por vários torcedores, chegando a ficar inconsciente.
Sport x Náutico - 28/09/2022
Ao chegar na Ilha do Retiro, o ônibus do Náutico foi alvo de pedradas lançadas pela torcida do Sport. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (28), pela 32ª rodada da Série B. Segundo o clube, uma das janelas do ônibus ficou danificada e nenhum atleta se feriu com o episódio.
Sport x Santa Cruz - 11/03/2023
Esse é mais um clássico das Multidões que ficou marcado por brigas e mais brigas entre as duas torcidas nas ruas do Recife. As cenas lamentáveis foram registradas nas redes sociais.
Sport x Santa Cruz - 18/03/2023
Uma semana depois, por incrível que pareça, as cenas voltaram a se repetir. Horas antes do clássico entre Sport e Santa Cruz, na Arena de Pernambuco, cenas de violência e selvageria tomaram novamente as ruas do Grande Recife entre as torcidas dos dois times. Os registros foram novamente para as redes sociais.
Sport x Santa Cruz - 20/01/2024
Horas antes do clássico pelo Campeonato Pernambucano entre Sport e Santa Cruz que aconteceu na Arena Pernambuco, foram registradas várias cenas de violência entres as torcidas organizadas das duas equipes no Grande Recife. Em um dos registros, foi possível ver uma disputa entre os dois lados na PE-15, entre Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Neste mesmo jogo, o Sport foi notificado por danos à Arena de Pernambuco e teve que pagar mais de R$ 45 mil.
Santa Cruz x Sport - 01/02/2025
Pouco mais de um ano depois da última briga em Clássico de Multidões, novamente as organizadas dos dois clubes protagonizaram cenas de violência. O Recife foi novamente tomado pelo pânico, com imagens de espancamentos e até violência sexual entre os envolvidos. O saldo foi de 13 pessoas com entrada no Hospital da Restauração, sendo que 12 já ganharam alta.
Após a partida, o governo de Pernambuco publicou portaria onde impõe portões fechados para os próximos cinco jogos de Sport e Santa Cruz. O Leão já comunicou que vai recorrer.
A Secretaria de Defesa Social informou que o Ministério Público de Pernambuco autorizou prisão preventiva para os primeiros detidos pelo envolvimento nas brigas.
Sport x Fortaleza gera preocupação
Como se tudo isso não bastasse, toda essa questão ocorre às vésperas de Sport x Fortaleza, pela Copa do Nordeste. Há quase um ano, o duelo entre as duas equipes foi marcado pela agressão covarde ao ônibus do Leão do Pici.
O veículo foi atacado pela organizada do Sport com bombas e pedras. Vários jogadores do Fortaleza ficaram feridos, alguns até de maneira mais séria, chegando a irem para o hospital. O caso ganhou repercussão nacional e trouxe novamente questionamentos sobre punições aos grupos organizados.
O Leão sofreu dura punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com a perda de mandos de campo.
Quase um ano depois, o jogo volta a gerar preocupação da SDS, que monitora a movimentação das torcidas.