Liminar concedida ao Sport também serve para Santa Cruz e Náutico, que terão que adotar medidas da Justiça

O clube rubro-negro conseguiu derrubar o veto do Governo de Pernambuco que proibia as torcidas do Leão e Cobra Coral nos próximos cinco jogos

Publicado em 04/02/2025 às 0:44
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A liminar expedida pelo desembargador Fernando Cerqueira Noberto dos Santos serve para o Sport e também para o Santa Cruz e o Náutico. Ou seja, é válida para todo o Estado. Após pedido do clube rubro-negro, a Justiça derrubou a portaria do Governo de Pernambuco que proibia a presença de torcedores do Leão e da Cobra Coral nos próximos cinco jogos da temporada em território estadual.

Assim, o Trio de Ferro de Pernambuco irá jogar durante todo o mês de fevereiro com torcida única, os espaços frequentados pelas organizadas no estádio terão que ser fechados e até o dia 1º de março de 2025 terão que implementar o reconhecimento facial nos estádios.

"A autoridade coatora (Estado) se abstenha de impor a realização das partidas em que dispute o Sport Club do Recife (impetrante) ou qualquer outra agremiação desportiva, no Estado de Pernambuco, com portões fechados", afirmou o desembargador, em liminar.

"Seja permitida apenas a presença nos estádios de torcedores do clube que detenha o mando de campo durante o mês de fevereiro de 2025, sob responsabilidade do clube anfitrião. As agremiações desportivas devem fechar o setor destinado às torcidas organizadas no mês de fevereiro de 2025", completou.

O texto ainda determina a implementação do reconhecimento sob pena de alta multa. É importante salientar que decisão acontecer cerca de 48 horas depois da Região Metropolitana do Recife (RMR) ser aterrorizada por cenas de selvageria e violência, que foram protagonizadas pelas torcidas organizadas de Santa Cruz e Sport antes do clássico do última sábado (1º).

"A partir de 1º de março de 2025, as agremiações desportivas devem implementar, na entrada dos estádios, públicos ou privados, o reconhecimento facial e a biometria de todos os torcedores, bem como adotar câmeras de vídeo para o monitoramento dos frequentadores, sob pena de multa de R$ 100.000,00 por evento desportivo", destacou.

Clubes e FPF se posicionaram contra Estado

Na manhã desta segunda-feira (3), todos os clubes da Série A1 do Campeonato Pernambucano junto a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) se posicionaram contra a portaria do Governo de Pernambuco.

Os presidentes dos times estiveram na sede da FPF-PE para manifestar o repúdio. Entre eles, dos quatro principais clubes do Estado: Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô.

Tags

Autor