Presidente da Alepe solicita remarcação de jogos do Pernambucano durante o Carnaval
Mobilização de foliões e o esforço das forças de segurança pública durante os festejos podem comprometer o policiamento necessário para os jogos
Clique aqui e escute a matéria
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Álvaro Porto (PSDB) solicitou a remarcação de jogos do Campeonato Pernambucano programados para o período de 1º a 4 de março de 2025, que coincide com o Carnaval.
O ofício foi enviado, nesta segunda-feira (3), ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.
Duas partidas da segunda fase do torneio estão agendadas para os dias 2 e 3 de março, correspondendo ao domingo e à segunda-feira de Carnaval. A preocupação com a realização dos jogos nessas datas foi trazida à Alepe por diversos parlamentares, conforme destacado pelo próprio presidente.
Porto argumenta que o Carnaval pernambucano mobiliza milhões de foliões em polos espalhados por todo o estado, exigindo um esforço significativo do governo estadual na área de segurança pública.
Veja também: Relatório da Polícia Civil sobre briga entre torcidas organizadas faz revelação surpreendente
Durante o período, mais de 60 mil profissionais atuam para garantir a ordem nos festejos, o que poderia comprometer o policiamento necessário para os jogos.
A solicitação também considera o histórico de confrontos entre torcidas organizadas, um problema recorrente no futebol brasileiro e pernambucano.
A preocupação da Alepe se intensificou após os episódios de violência registrados no último sábado (1º), antes do clássico entre Santa Cruz e Sport. Na ocasião, Álvaro Porto chegou a pedir a suspensão daquela partida.
Para o presidente da Alepe, a revisão do calendário do Campeonato Pernambucano é essencial para garantir que os jogos ocorram em um ambiente seguro, sem comprometer a atuação das forças de segurança pública durante os festejos carnavalescos.